icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Instituições de ensino superior se mobilizam para a Campanha da Responsabilidade Social

    Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões brasileiras já estão se mobilizando para a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Essa é a 12ª edição do projeto, envolverá alunos, professores e técnicos de cerca de 800 faculdades, centros universitários e universidades do país.

    Um dos exemplos é o Centro Universitário de Várzea Grande/MT (Univag), que realizará durante a Semana da Responsabilidade Social ações de educação em saúde e prevenção de câncer de mama e de colo uterino. No dia 17 de setembro, haverá coleta de Colpo citológico e há a possibilidade de serem realizadas mamografias. Alunos orientarão ainda as mulheres sobre os cuidados com a doença que, só em 2013, matou mais de 14 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

    Serão realizadas ainda pela Univag oficinas para pais e crianças com objetivo de trabalhar a importância do lúdico para o desenvolvimento psicológico, doação de livros para a comunidade, orientação jurídica, consultoria para microempreendedores, plantação de mudas e muito mais. Todas as ações serão oferecidas gratuitamente.

    Esta é apenas uma das instituições que fazem parte de um grande universo de IES que desenvolvem ações de responsabilidade social. As atividades permitem melhorar as relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade, além de ser uma oportunidade dos alunos colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula.

    Campanha da Responsabilidade Social

    A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) em 2005 com o intuito de incentivar e amplificar a divulgação dos projetos realizados pelas IES no âmbito da responsabilidade social. A campanha foi criada um ano após o início do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004.  O Sinaes estabeleceu que fizesse parte da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural e da produção.

    As IES participantes recebem o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela ABMES. Para receber a certificação, a instituição deve se cadastrar no site da campanha e comprovar a realização das atividades durante a Semana da Responsabilidade Social, que se concentrarão entre os dias 12 e 17 de setembro.

    Mais informações sobre os eventos que serão realizados e os serviços oferecidos podem ser conferidos no site da campanha, na área exclusiva de cada IES registrada. 

    SERVIÇO                                                                                                                           

    12ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

    Data: 12 a 17 de setembro

    Registro da Participação pelas IES: www.sisdia.abmes.org.br

    Mais informações sobre a campanha acesse www.responsabilidadesocial.abmes.org.br.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br