Imprimir

dia2006 10

Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.

A iniciativa tem como objetivo geral organizar, anualmente, uma mostra das ações realizadas pelas instituições, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a ABMES incentiva que as instituições continuem realizando as ações de responsabilidade social, porém com adaptações exigidas pelo momento pelo qual o mundo todo está passando, seguindo as recomendações das autoridades locais. Além disso, nesta edição, não será definida uma data específica para a realização da mostra das atividades.

REFLEXOS NA SOCIEDADE

rs 14062021

De portas abertas para a comunidade, a Campanha computou, em 16 edições, mais de 16 milhões de atendimentos à população em diversas áreas,  como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades. 

O evento, promovido pela ABMES, ano após ano quebra novos recordes. O ponto alto do projeto já reuniu em uma semana de atendimentos mais de 1,3 milhão de pessoas em todo país, entre professores, alunos, técnicos e voluntários, durante a Campanha.

O resultado tem sido positivo: ao todo, foram mais de 1.900 instituições que aderiram à Campanha, promovendo mais de 90 mil atividades, entre 2005 e 2020, mostrando que exercem seu papel social.

Inovação
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a grande maioria das instituições migrou seus eventos de responsabilidade social para o mundo virtual. Aulas de ginástica laboral, atendimentos jurídicos e psicológicos, sessões de fisioterapia, palestras, shows beneficentes e outras iniciativas foram realizadas de forma on-line e o resultado foi exitoso. A partir dessa experiência, a tendência é que algumas atividades continuem sendo oferecidas de forma virtual, mesclando com as presenciais, seguindo a onda do ensino híbrido, que já é uma realidade em todo o mundo.

Como participar