icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Inspire-se: Universidade gaúcha envolve alunos e comunidade em Semana Olímpica repleta de desafios

    Com o objetivo de promover o “Olimpismo”, a educação olímpica e os valores olímpicos (respeito, amizade e excelência), o curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim) desenvolveu, em junho de 2018, a “Semana Olímpica”, que mobilizou a comunidade escolar e acadêmica.

    As atividades envolveram diversos projetos em um só. Entre as ações realizadas no período, integrantes do grupo “Universidade Sem Limites” e alunos da Escola de Educação Básica participaram do "III Desafio Olímpico de Câmbio", um jogo de voleibol adaptado que tem como objetivo promover qualidade de vida por meio do esporte, valorizar a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades entre os participantes.

    Além dessa atividade, os alunos da escola puderam ainda vivenciar os valores idealizados por Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, durante a aula de educação física, onde confeccionaram uma medalha de mérito olímpico que foi entregue para um colega como forma de reconhecimento pela amizade e respeito.

    Em outro dia da semana, foi realizado o “Desafio Olímpico de Atletismo”, que envolveu 40 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Cristo Rei de Erechim. Por meio das modalidades do atletismo foram desenvolvidos os valores Olímpicos com o objetivo de ensinar a importância da atividade física na vida de todos.

    Também foi realizado o “III Desafio Olímpico de Basquetebol”, que contou com a parceria da Sociedade Fraternal Cantinho da Luz. Foram realizadas ações educativas por meio da Oficina de Experiência Docente com aproximadamente 40 crianças da entidade. Durante o desafio, foi possível falar sobre os valores olímpicos de forma lúdica. A atividade foi finalizada com o Lanche Olímpico.

    Todas as atividades foram coordenadas por alunos de Educação Física da URI Erechim, instituição que participa da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular há sete anos e já marca presença na edição de 2018.

    Campanha
    As instituições de educação superior que participaram da Campanha em anos anteriores já receberam a senha para cadastrar as ações na 14ª edição. Caso o responsável pelo cadastro tenha mudado ou a IES não tenha recebido o e-mail, é preciso entrar em contato com a ABMES pelo sisdia e solicitar atendimento. Já as instituições que ainda não aderiram à Campanha, devem acessar a mesma página e solicitar novo cadastro.

    A participação na campanha é gratuita e podem participar instituições particulares, públicas e aquelas vinculadas ao Sistema “S”. Voluntários e empresas também podem agregar atuando como parceiros das unidades educacionais.

    Certificação
    As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

    *Com informações do Portal URI Erechim

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br