icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Inspire-se: Alunos da Facens são voluntários em curso de inclusão digital para idosos

    Os alunos da Faculdade de engenharia de Sorocaba (Facens), que participam da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular desde 2015, estão promovendo ações voluntárias por meio do Laboratório de Inovação Social da instituição, o Lis, cuja missão é fomentar a inovação social e o engajamento cidadão.

    Um dos projetos do Lis é o “Intergerações”, que propicia espaços e momentos de integração entre alunos e idosos por meio de metodologias colaborativas entre gerações, promovendo empatia e cidadania.

    Dentro do projeto, acontece o “curso de inclusão digital”, atividade onde os alunos voluntários ministram aulas de tecnologia para os idosos, ensinando-lhes a utilizarem smartphones e aplicativos, como Facebook, Twitter e WhatsApp.

    A 3ª edição do curso foi realizada de março a maio de 2018. Durante oito semanas, de forma gratuita, 44 idosos membros da comunidade aprenderam sobre tecnologia com os 27 alunos voluntários da Facens.

    José Marcilio, 67 anos, participou do curso e afirmou que as aulas foram fundamentais para ele. "A participação nas atividades do Intergerações foi de fundamental importância devido a necessidade de me manter atualizado no uso do smartphone como ferramenta de uso obrigatório no dia a dia, no aprimoramento para acesso à novas tecnologias de comunicação e estar reunido com pessoas num ambiente cujo propósito único é o aprendizado”.

    Essa é apenas uma das atividades de responsabilidade social que a Facens realiza. A faculdade entende que, por meio dessas ações de engajamento social, contribui para a formação de profissionais cidadãos que conseguirão atuar positivamente na sociedade.

    Clique aqui para visualizar o vídeo sobre o projeto.

    Campanha da Responsabilidade Social
    Ações como essa podem servir de exemplo para instituições de educação superior de todo o país. Além de promover iniciativas que façam diferença social, é essencial que as IES cadastrem os projetos na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país.

    Podem ser registrados projetos que abranjam as mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente que estimulem nas IES o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.

    *Com informações da Facens

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br