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    Projeto aproxima pessoas que precisam de trabalho de instituições que podem oferecer oportunidades

     

    Contribuir para o fortalecimento das capacidades individuais e gerar independência socioeconômica. Esse é o objetivo do Plano Progredir, um conjunto de ações do governo federal para promover a autonomia, por meio da geração de emprego e renda, das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

    Coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o plano atua de forma conjunta e integrada em três eixos: intermediação de mão de obra; qualificação profissional e empreendedorismo.

    As instituições de educação superior (IES) de todo o país que queiram contribuir para uma vida mais digna das famílias do Cadastro Único podem aderir ao programa por meio do Portal Progredir. Para isso, a instituição deve se cadastrar na rede de parceiros e, a partir de então, poderá oferecer vagas de emprego e qualificação profissional aos participantes.

    Os parceiros da rede podem ofertar cursos de qualificação gratuitos no portal; vagas de trabalho e contratar pessoas que sejam compatíveis com o perfil da empresa; ir em busca de novos parceiros para compor a rede (outras entidades privadas); levantar dados relevantes para a empresa/entidade a respeito de currículos cadastrados, banco de dados, além de outras informações, e ofertar Microcrédito Produtivo Orientado (conforme o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO – Lei n° 13.636 de 20 de março 2018 e Resolução n° 4.000, de 25 de agosto de 2011).

    As IES podem se cadastrar na rede de parceiros ainda que não tenham vagas ou cursos para oferecer no momento. O Progredir está regulamentado pelo Decreto nº 9.160 de 26 de setembro de 2017.

    Campanha da Responsabilidade Social

    As ações promovidas no âmbito do Plano Progredir podem ser registradas na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada desde 2005 pela ABMES, com o objetivo de aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.

    As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

    Semana da responsabilidade social

    As ações da campanha podem ser realizadas durante todo o ano de 2018, porém, a maior mobilização acontecerá de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

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