icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizou cerca de 750 mil atendimentos em 2016

     A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular contou com a participação de cerca de 750 Instituições de Ensino Superior (IES) em 2016. Este número pode crescer ainda mais, já que muitas instituições ainda não concluíram o cadastro no sistema (www.sisdia.abmes.org.br). Foram realizadas entre 12 e 17 de setembro mais de 6 mil atividades por todo o país, em diversas áreas como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Esta é a 12ª edição do projeto que proporcionou cerca de 750 mil atendimentos pelo país. Para promover uma estrutura tão grande, foi necessária a participação de quase 15 mil professores, 8 mil técnicos e mais de 252 mil alunos.

    A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Criada em 2005, a campanha tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade. Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não a entidade - como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”.

    Selo Instituição Socialmente Responsável

    A ABMES já está certificando as IES que participaram da campanha e completaram o cadastro de adesão no SisDia com o Selo Instituição Socialmente Responsável. A certificação comprova que a IES se preocupa com o bem estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

    Um dos exemplos de IES que participaram da campanha e já receberam o selo é o Centro Universitário UDF, em Brasília. A instituição recebeu mais de 1.500 visitantes durante a campanha de Responsabilidade Social. Segundo o Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Extensão e Responsabilidade Social (CONECTA), Gabriel Cardoso, “o Selo é muito importante, pois reforça, simbolicamente, o compromisso social que temos enquanto instituição de ensino superior”. Durante toda a campanha, foram envolvidos 467 alunos, 28 professores e 50 técnicos. Cardoso também conta que a UDF dá destaque no Selo principalmente em publicações no site da instituição. Anda segundo ele, está sendo confeccionados adesivos comemorativas a certificação, para serem utilizados em setores administrativos e coordenações de curso da IES.

    História da Campanha

    Ao longo de 12 anos, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o país. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 11,2 milhões de atendimentos à população, por meio de 70.650 atividades. Estiveram envolvidos mais de 216.484 mil professores, quase 2.764 milhões alunos e cerca de 158 mil técnicos.

    Concurso de Vídeos  

    A ABMES criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social com o objetivo de registrar de maneira criativa as ações promovidas pelas instituições na Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. As inscrições para a 10ª edição do concurso foram abertas no dia 19 de setembro, no site sisdia.abmes.org.br. As IES participantes concorrem a até R$ 10 mil dividido em quatro categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br