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    Com a propositura de criar uma Europa mais completa, competitiva e coesa em termos intelectual, cultural, social, científico e tecnológico, países europeus assinaram uma declaração nomeadamente Declaração de Bolonha, datada de 1999, cujo objetivo primeiro está relacionado à elevação da competitividade internacional do sistema europeu do ensino superior

    O presente texto procura demonstrar que, desde a gênese da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), a função social da universidade europeia era parte integrante do seu modelo organizacional enquanto instituição social – na relação com comunidade e para a comunidade –, fundamentando essa perspectiva numa análise histórico-jurídica. A abordagem baseia-se em valores e normas fundamentais a serem incorporados pela comunidade acadêmica, uma vez que, no seu âmago, a universidade só se realiza como instituição se tiver obrigatoriamente uma função social. Analisa os processos de reforma da universidade portuguesa e o panorama geral da formação em responsabilidade social, bem como as suas repercussões no meio universitário. Conclui que existe hoje uma consciência de que “a formação para a cidadania e a intervenção ativa na comunidade assumem um papel cada vez mais relevante para fazer face aos principais problemas e desafios da humanidade. Nesse contexto, a universidade, enquanto instituição cidadã, tem uma responsabilidade social decisiva na construção do modelo de sociedade"

    O objetivo do presente artigo é evidenciar que a perspectiva do governo angolano para o latente setor privado da educação superior contém em seu bojo o embrionário conceito de responsabilidade social aplicado às instituições privadas de ensino superior. A iniciativa da autora tem o compromisso social de partilhar experiências acadêmicas que contribuem para o benefício da educação superior em Angola. A pesquisa é de caráter historiográfico, baseada em trabalhos bibliográficos e fontes empíricas. Os dados contidos no artigo são fruto de ações realizadas pelas instituições privadas que envolvem vários atores ligados ao ensino superior. A responsabilidade social nas instituições privadas de ensino superior não se limita a uma única visão, em decorrência dos inúmeros desafios sociais atrelados aos problemas sociais das regiões nas quais estão inseridas

    Elaborada a partir de um trabalho sistematizado, esta proposta de Índice de Responsabilidade Social da Universidade (IRSU) tem com referência uma série de abordagens teóricas que se inter-relacionam e produzem uma série de conceitos e interpretações, contidas na literatura sobre responsabilidade social e nos relatórios de autoavaliação e avaliação externa de universidades. A proposta de construção do índice foi norteada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e resultou em sete critérios, vinte e seis subcritérios e quarenta e dois atributos de mensuração que permitem considerar IRSU como uma metodologia de avaliação institucional

    O texto faz referência aos nomes e às origens dos fundadores das instituições educacionais integradas na Kroton, descreve as características da estrutura organizacional e de gestão adotadas – Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho de Responsabilidade Social – e menciona a Missão, a Visão e os Valores que orientam o grupo. No que se refere à responsabilidade social, cita a tradição das instituições na área e descreve as ações mais importantes

    A dinâmica das relações universidade-sociedade no processo sócio-histórico e os projetos que veicula ganham diferentes perspectivas neste século, configurando um estado de mutação e um caráter híbrido às universidades que impõem novos desafios para materializar projetos de educação superior como bem público, com qualidade e pertinência social. O artigo discute o aprimoramento de políticas e práticas voltadas à Educação Socialmente Responsável no ensino de graduação, a partir da análise dos projetos pedagógicos de cursos de uma instituição de ensino superior confessional comunitária

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