icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Unoeste mantém certificação e é enaltecida por ações sociais

    Mais uma vez a Unoeste recebe a certificação de Instituição Socialmente Responsável, com o Selo de Responsabilidade Social 2018/2019. Renovação feita anualmente, sempre depois de setembro, que é o mês da campanha que estimula práticas de promoção de bem-estar e melhoria de vida em vários setores da sociedade. A iniciativa é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da qual a universidade é associada através de sua mantenedora: a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec).

    A manutenção da certificação é comemorada institucionalmente, com o compromisso social da Unoeste, reafirmado pelos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi e Acadêmico Dr. José Eduardo Creste. A manutenção da conquista é enaltecida por representantes de três das várias instituições parceiras: prefeito de Presidente Prudente Nelson Roberto Bugalho, dirigente regional de Ensino para o Pontal do Paranapanema Enio Magro e presidente do Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente Irineu Sesti Filho.

    Ao classificar a certificação como grande conquista, Guelfi avalia a concessão como fruto da confiança e do comprometimento. “Confiança nos membros da mantenedora [Apec] que, desde o início há 46 anos, sempre esteve empenhada na melhoria da qualidade de vida da população ao seu entorno, seja local ou regional”, afirma e cita o comprometimento mantido há anos, aliado à competência, da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) com as suas atividades, “fazendo de cada uma algo especial, quer seja na minimização ou na resolução dos problemas tratados”.

    Conforme Guelfi, a extensão não ocorre isoladamente, pois mantém vínculos indissolúveis com o ensino e a pesquisa. “O impacto e a responsabilidade social que a Unoeste representa para sua comunidade é algo tão fundamental que hoje mais da metade da população regional depende ou já dependeu da intervenção profícua desta universidade em seu meio. Em termos institucionais, são diversas parcerias com entidades públicas ou privadas que tornam ainda mais efetivas as suas contribuições sociais. A Unoeste Transforma!”, comenta Guelfi.

    Creste é categórico ao afirmar que “a responsabilidade social está na missão da Unoeste e a universidade a pratica de forma intensa em todos os cursos” e completa que “na graduação, além de contextualizar o aluno num cenário real, que ele terá no mercado de trabalho, ainda é uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população de Prudente e região”. Ao citar a ampliação da Unoeste, com novos campi no interior paulista e no litoral, garante a manutenção do compromisso institucional de promover a melhoria de vida da população no entorno de cada campus.

    “Não só em Presidente Prudente, hoje a Unoeste está presente também em Jaú, possibilitando já na implantação da Faculdade de Medicina nesse município paulista as iniciativas de extensão, assim como no Guarujá. Em 46 anos de atuação no ensino superior, a prestação de serviços é uma marca importante da história da Unoeste, na busca pela transformação na vida das pessoas, por meio do conhecimento”, cita o pró-reitor Acadêmico ao manifestar a satisfação da instituição em receber novamente o Selo da Responsabilidade Social.

    Ao parabenizar a Unoeste pela manutenção reiterada dessa importante conquista junto a ABMES, Bugalho faz a seguinte constatação: “A Unoeste é uma grande parceira de Presidente Prudente e também de dezenas de outros municípios e instituições públicas da região do Pontal do Paranapanema. E foi por conta dessas parcerias, com o desenvolvimento de mais de 500 ações que tem beneficiado centenas de milhares de pessoas em nossa região, que essa destacada instituição de ensino recebeu esse selo”.

    Existem ainda outros aspectos apontados por Bugalho: “Em Presidente Prudente, a Unoeste realiza inúmeras ações em conjunto com a Prefeitura Municipal nas mais variadas áreas, a exemplo da educação, saúde, assistência social, inovação e tecnologia e outras. A dimensão social da atuação da Unoeste vai muito além das fronteiras de nosso município e isso revela que realmente é uma instituição merecedora desse importante reconhecimento: Instituição Socialmente Responsável. Parabéns aos dirigentes, professores e alunos da Unoeste!”.

    O dirigente regional de Ensino Enio Magro, que responde pela Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema que tem em sua circunscrição oito dos 32 municípios do Pontal do Paranapanema, diz que é com grata satisfação que parabeniza a Unoeste por permanecer reconhecida como Instituição Socialmente Responsável. Comenta que teve a honra de ter essa importante universidade como parceria, quando foi prefeito de Narandiba por duas gestões e desenvolveram projetos conjuntos, os quais foram reconhecidos nacionalmente.

    As referências sobre o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, conferido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a obtenção do Selo Green Food Narandiba e as realizações dos projetos VET de Narandiba, Raposo Tavares e Unoeste Transforma, “cujas benesses para os narandibenses refletem diretamente em sua saúde e em seu estilo de vida com foco na prevenção”. Na Diretoria de Ensino, a Unoeste está contribuindo com a formação continuada de professores inseridos na educação do campo, em uma região que concentra dezenas de assentamentos da reforma agrária.

    Dentre os projetos desenvolvidos pela iniciativa privada em Prudente, está o de Saúde Visual do Escolar, realizado desde 2010 por iniciativa do Lions Cinquentenário, sendo depois assumida pelo Lions Centenário, juntamente com o Banco de Olhos da Santa Casa e a Unoeste. O presidente do banco Irineu Sesti Filho afirma que sem a universidade não seria possível ter desenvolvido o projeto, que se aproxima de 20 mil alunos atendidos com testes de acuidade visual, feitos com os ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental em 26 escolas estaduais na cidade.

    “Nestes anos todos temos contribuído com a melhoria de vida de centenas de crianças. As que passaram a usar óculos melhoraram o rendimento escolar, assim como as que receberam tratamentos e até encontramos crianças com catarata congênita. Tudo que fizemos foi voluntário e gratuito, incluindo a doação de óculos. Já são mais de 900 crianças que passaram a usar óculos e mais de 100 com tratamento médico. “Nós agradecemos a Deus e a Unoeste, que muito tem ajudado a Santa Casa e o Banco de Olhos. A atuação da Faculdade de Medicina tem sido primordial ao projeto”, enfatiza.

    O diretor presidente da ABMES Janguiê Diniz diz ser uma satisfação, mais uma vez, conceder o Selo de Responsabilidade Social à Unoeste. Certificação sobre a campanha de setembro, mas que reconhece a atuação em extensão que, conforme dados da equipe da Proext junto à coordenadora de ações gerais Cidinha Martines, são mais de 500 atividades na programação de 2018, envolvendo 150 professores, 5,5 mil alunos e 360 mil pessoas atendidas. Portanto, mais da metade da população de 620 mil habitantes em 32 municípios do Pontal.

    Fonte: Unoeste

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br