icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Professor da Universidade de Miami discute transexualidade em faculdade no Rio

    Transexualidade e direitos universais são os temas do encontro promovido pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso na terça-feira, dia 18 de abril. O campus de Botafogo vai receber o porto-riquenho José Amador, professor da Universidade de Miami, e uma das fundadoras da Comissão de Direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiero (OAB/RJ), Patrícia Sanches. O evento, gratuito, começa às 19h, as inscrições devem ser feitas pelo site.

    José Amador abre o debate com a palestra "Transição durante a ditadura militar: repressão policial, cirurgias clandestinas e decisões judiciais". Ele vai falar sobre como os discursos globais de transexualidade operavam no período ditatorial no Brasil e como as pessoas trans negociavam modos alternativos de vida.

    - A transexualidade era tratada como um fenômeno médico e, num período de tanta repressão, as trans eram obrigadas até mesmo a se exilar em lugares como Bogotá e Bruxelas, mais flexíveis com essa condição. O objetivo do debate é levantar uma simples pergunta: como é que um desejo de mudança corporal se converte em um direito universal?

    Logo em seguida, o filme ‘Yeda Brown - Efeito Borboleta’ será exibido. O curta, dirigido por Pedro Murad, foi o vencedor na categoria documentário da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos promovido ela Associação Brasileira de Mantenedores da Educação Superior (ABMES) este ano.

    A atriz que dá nome ao doc bate um papo após a projeção sobre sua história de vida. Depois de uma espera de 40 anos, a gaúcha teve sua identidade de gênero reconhecida pelo estado.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br