ABMES anuncia vencedores da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

Imprimir

Para escolher os vencedores da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) reuniu no dia 21 de março, em Brasília, a comissão julgadora que elegeu as melhores produções audiovisuais sobre as ações de Responsabilidade Social das Instituições de Educação Superior em 2015. Foram premiadas quatro Instituições nas categorias Documentário, Videoclipe, Cobertura Jornalística e Vídeo Institucional. Cada ganhador receberá R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).

A comissão julgadora, formada por Fernando Rabello Costa - Designer Gráfico, diretor de Arte da Grau Design, Júlio Cesar de Castro Ferreira - Especialista em comunicação digital, Lidyane Lima - Coordenadora do projeto, Gerente de Comunicação e TI da ABMES e Tonico Botêlho - Diretor comercial da Incine Vídeo Web , destacou que a qualidade dos vídeos tem evoluído ano após ano e que os alunos estão cada vez mais engajados em por em prática, durante a promoção das ações de Responsabilidade Social, o conhecimento adquirido em sala de aula. Dessa forma, cumpre-se o objetivo principal do Concurso, que é o de incentivar que as Instituições que realizam ações socialmente responsáveis registrem esses momentos, a fim de dar maior visibilidade aos projetos que podem servir de exemplo para outras IES espalhadas por todo o país.

Os jurados, de acordo com a gerente de Comunicação da ABMES, preocuparam-se em considerar na avaliação dos vídeos produzidos a infraestrutura das instituições e o suporte oferecido por elas aos alunos. Lidyane Lima informou que, além da qualidade do material, é considerada a criatividade relativa à narrativa, à estética e à linguagem, sempre com o foco no viés das atividades socialmente responsáveis, Fernando Rabello acrescentou que é preciso destacar a preocupação por parte da instituição em coordenar uma ação para que todos da comunidade possam interagir.

Já o especialista em comunicação digital, Júlio Cesar de Castro Ferreira, ressaltou que têm sido difícil para a comissão julgadora escolher apenas um vídeo, por categoria, uma vez que as instituições estão cada vez mais engajadas na produção do material para vencer o prêmio. Segundo Júlio César, isso demonstra “dedicação e boa vontade dos idealizadores em elaborar trabalhos cada vez de mais qualidade".

O diretor comercial Tonico Botelho, que faz parte da comissão julgadora desde a primeira edição do Concurso, destacou que os vídeos produzidos em 2015 representaram bem o que se é esperado em cada categoria. Botelho aconselha que os concorrentes das próximas edições do Concurso assistam aos vídeos vencedores dos anos anteriores. “Temos um bom material para servir de referência e esperamos que, a partir do que já foi realizado até agora, os próximos vídeos sejam cada vez melhores”, concluiu.

Conheça os vencedores

Categoria Institucional
Centro Universitário Cesumar
Título: Unicesumar Social

Cobertura Jornalística
Faculdade Anhanguera de Sumaré - Kroton
Título: Semana do Ensino Responsável 2015 - Kroton Educacional

Vídeoclipe
Faculdade Internacional Signorelli
Título: Dia da Responsabilidade Social 2015

Documentário
Faculdade Assis Gurgacz
Título: Clínicas FAG

Sobre o Concurso

O Concurso há nove anos integra o calendário acadêmico de instituições de ensino públicas e particulares de todo Brasil que aderem à campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Saiba mais sobre o projeto e conheça os vencedores das edições anteriores no site www.dia.abmes.org.br.

Sobre Silvio Tendler

Silvio Tendler é um renomado documentarista brasileiro. É, antes de tudo, um humanista, que já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Seus vídeos são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores à reflexão sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.

12ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Instituições de Ensino Superior (IES) – particulares e públicas – já podem cadastrar no SisDia as atividades que promoverão no âmbito da Responsabilidade Social em 2016, durante a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Neste ano, a grande mostra das iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social promovidas pelas instituições de ensino superior de todo o país acontecerá nos dias 12 e 17 de setembro.

Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":

Para inserir as atividades no SisDia, a instituição deverá acessar o sistema com o login e senha encaminhados por e-mail pela ABMES. Caso não tenha recebido ou tenha dúvidas quanto ao cadastro das atividades, entre em contato com a Associação pelo telefone (61) 3322-3252 ramal 209 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..