icon facebook top  icon twitter top icon linkdin top   icon instagram top icon youtube top 

    ABMES premia vencedores da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

    Os vencedores da 10º edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES foram premiados na manhã desta terça-feira (5) na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em Brasília/DF. Os prêmios foram entregues pelo diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, pelos vice-presidentes Celso Niskier e Débora Guerra e pelo diretor executivo, Sólon Caldas.

    Realizado pela ABMES, o concurso elegeu as melhores produções audiovisuais sobre as ações da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular de 2016 em quatro categorias: Institucional, Cobertura Jornalística, Documentário e Videoclipe. Cada ganhador recebeu R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais). 

    Para Fernanda Denardin, diretora acadêmica do Centro Universitário Farias Brito (FB UNI), que ganhou na categoria Vídeo Institucional, o prêmio vai além da valorização do projeto registrado em vídeo, ele incentiva que outras iniciativas da instituição sejam continuadas. "Nós apresentamos um vídeo sobre o projeto de implantação de energia eólica dentro da nossa instituição. Com isso, contribuímos anualmente com a redução de cinco mil toneladas de gás carbônico na atmosfera e com a preservação de aproximadamente 20 mil árvores. Nós vemos o prêmio como uma valorização desse trabalho e também como um importante reconhecimento interno". 

    Segundo Regina Macedo, assessora de comunicação do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), instituição vencedora na categoria Cobertura Jornalística, o prêmio consolida o trabalho que a instituição desenvolve há cinco anos. “No dia em que gravamos o vídeo para o concurso, alunos dos nossos 30 cursos foram para o parque municipal da cidade apresentar todas as atividades à comunidade. Esse prêmio era algo que almejávamos muito. Agora, nós temos a oportunidade de mostrar o trabalho do Unipam não só para nossa cidade e região, mas para o Brasil todo”, afirmou.

    A Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) ganhou pela segunda vez na categoria Videoclipe (a primeira foi em 2014). Segundo o assessor de comunicação que representou a instituição no evento, Fabyano Gomes, o prêmio traz uma importante repercussão para os vencedores. "Essa é a segunda vez que ganhamos o prêmio, na primeira recebemos muitos elogios e comentários do Brasil inteiro. Colocamos em nossas redes sociais e isso gerou comentários positivos em relação à ABMES e à Semana da Responsabilidade Social, graças à oportunidade que se abre aos alunos e à faculdade". 

    Já o professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) Paulo César, explicou um pouco sobre o trabalho registrado no vídeo vencedor na categoria Documentário. "A Facha tem um núcleo de práticas jurídicas do curso de Direito que faz um trabalho muito singular que aborda a questão dos direitos humanos, atuando com população de rua, pessoas em situação de prostituição e soropositivos. O nosso projeto mostrou um caso interessante que foi trabalhado por esse núcleo. O prêmio é muito gratificante para nós, é um reconhecimento do nosso trabalho", explicou César.

    Confira a íntegra dos vídeos premiados.

    Comissão julgadora

    Os vencedores foram escolhidos pela comissão julgadora em março de 2017. O grupo foi composto por Fernando Rabello Costa, designer gráfico e diretor de arte da Grau Design; Júlio Cesar de Castro Ferreira, especialista em comunicação digital; Tonico Botêlho, diretor comercial da Incine Vídeo Web; e também por Lidyane Lima, coordenadora do projeto e gerente de comunicação e TI da ABMES.

    O concurso

    Há onze anos o Concurso Silvio Tendler de Vídeos integra o calendário acadêmico de diversas instituições de educação particulares e públicas de todo Brasil. O concurso distribui anualmente quatro prêmios.

    Próxima edição

    As inscrições para a 11ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES estão abertas. Podem se inscrever instituições que participaram da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2017.

    O cadastro deve ser feito no sistema da ABMES (www.sisdia.abmes.org.br) e as instituições podem registrar quantos vídeos quiserem em cada categoria. Acesse o regulamento e saiba mais.

     

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    Fone: (61) 3322-3252 - Fax: (61) 3224-4933
    E-mail: abmes@abmes.org.br