icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    dia2006 10

    Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.

    A iniciativa tem como objetivo geral expor os projetos sociais das IES nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Podem ser cadastradas ações realizadas de forma presencial ou virtual.

    Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":

    • Conferir maior visibilidade ao ensino superior particular;
    • Sensibilizar as IES e os parceiros para participarem das ações;
    • Tornar disponíveis a toda a sociedade informações sobre as ações sociais das IES;
    • Abrir espaços na comemoração do evento, além da "mostra" propriamente dita, para debates sobre temas de interesse das IES/comunidade com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada;
    • Fortalecer parcerias entre as IES e a sociedade.

    REFLEXOS NA SOCIEDADE

    rs 14062021

    De portas abertas para a comunidade, a Campanha computou, em 16 edições, mais de 16 milhões de atendimentos à população em diversas áreas,  como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades. 

    O resultado tem sido positivo: ao todo, foram mais de 1.900 instituições que aderiram à Campanha, promovendo mais de 90 mil atividades, entre 2005 e 2021, mostrando que exercem seu papel social.

    Inovação
    Desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, a grande maioria das instituições migrou seus eventos de responsabilidade social para o mundo virtual. Aulas de ginástica laboral, atendimentos jurídicos e psicológicos, sessões de fisioterapia, palestras, shows beneficentes e outras iniciativas foram realizadas de forma on-line e o resultado foi exitoso. A partir dessa experiência, a tendência é que algumas atividades continuem sendo oferecidas de forma virtual, mesclando com as presenciais, seguindo a onda do ensino híbrido, que já é uma realidade em todo o mundo.

    Como participar

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br