A comissão julgadora do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES se reuniu na manhã da última quarta-feira (25/4) para definir os projetos vencedores da 11ª edição. O concurso, que é promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), neste ano recebeu 135 inscrições, sendo que 96 vídeos foram validados para análise da comissão, composta pelo designer gráfico e diretor de arte da Grau Design, Fernando Rabello Costa; pelo especialista em comunicação digital, Júlio Cesar de Castro Ferreira; pelo diretor comercial da Incine Vídeo Web, Tonico Botêlho, e pela coordenadora do projeto e gerente de comunicação e TI da ABMES, Lidyane Lima.
Os vídeos concorrentes foram referentes à Campanha da Responsabilidade Social de 2017 e o destaque foi para o material produzido pelo Centro Universitário Cesmac, vencedor em duas categorias: documentário, com “Dona Enedina – Construindo uma nova história”, e vídeo institucional, com “Cesmac – Responsabilidade Social”. O Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, repetiu o sucesso da 10ª edição e garantiu mais uma vez o prêmio na categoria cobertura jornalística, com “Responsabilidade Social – O Unipam faz”. A comissão concedeu ainda menção honrosa para o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob, pelo documentário “Projeto Intolerância Zero – Unifeob”.
Neste ano, não houve vencedor na categoria Videoclipe. Os membros da Comissão consideraram que os vídeos inscritos não estavam condizentes com os critérios estabelecidos. “Recebemos bons materiais nas edições anteriores, músicas autorais e vídeos muito qualificados. Mas dessa vez as propostas não se encaixaram muito bem no contexto de videoclipe, não somente em relação a som, imagem e edição, como também na transmissão da mensagem e contextualização dos projetos de responsabilidade social em si. Ficou aquém das outras categorias.”, explicou Júlio Ferreira.
Para Tonico Botelho, apesar de reconhecer o empenho de muitas pessoas que se envolvem com o projeto, não seria justo premiar vídeos que não estivessem condizentes com o concurso. “Foi impressionante o nível dos inscritos na categoria documentário, por exemplo. Muitos vídeos excelentes, com roteiro, produção e audiovisual impecáveis. Estamos certos que podemos ter resultados melhores nos próximos anos”, sinalizou.
Lidyane Lima concorda que os documentários despontaram. “As IES estão de parabéns! Não só pela parte técnica. Foram apresentados projetos maravilhosos, histórias emocionantes. Instituições como a Universidade Paraense, Unifeob, Unipam, UCB, UniProjeção, Cesmac, Unicesumar, Fainor e outras mostram o verdadeiro espírito do concurso.” Para a coordenadora do projeto, os vídeos têm a função de levar ao público o resultado de ações tão relevantes, além de promover debates fundamentais para a sociedade.
Fernando Rabelo também considerou que a 11ª edição foi a que recebeu o melhor material em documentário. “Os concorrentes deram mais atenção aos critérios, o que não ocorreu em todas as categorias.” E, para quem pretende concorrer nas próximas edições, Fernando dá a dica: “é importante que vejam os vídeos vencedores para entender melhor cada categoria. A criatividade também é um elemento a ser analisado, mas tem alguns pontos que não dá para fugir, elementos que caracterizam um documentário, reportagem, videoclipe ou um vídeo institucional”, reforça. Ele lembra ainda que vídeos bons foram desclassificados porque ultrapassaram muito o tempo definido.
De acordo com os membros da comissão, o concurso tem demonstrado de forma clara não somente o peso das ações promovidas pelas IES, como também o nível dos profissionais que estão sendo formados nessas instituições, sejam eles os participantes dos projetos quanto os envolvidos na produção dos vídeos em si.
“A ABMES tem muito orgulho em promover a Campanha da Responsabilidade Social e o Concurso Silvio Tendler de Vídeos é uma forma de dar mais voz aos milhares de projetos que as instituições de ensino superior particulares realizam constantemente e dar a oportunidade para os próprios alunos contarem essas histórias”, conclui Lidyane Lima.
Conheça os vencedores desta edição:
Categoria Institucional
CESMAC
Instituição: Centro Universitário Cesmac
Localidade: Maceió/AL
Título da Obra: Cesmac – Responsabilidade Social
Categoria: Institucional
Duração: 2'39
Sobre o vídeo:
Quando se trata de novos projetos, cursos e iniciativas, responsabilidade social é sempre a palavra de ordem do Centro Universitário Cesmac. Somente na área da Saúde, a instituição beneficia anualmente 53 mil pessoas com atendimentos em clínicas de cursos, como Odontologia, Psicologia e Nutrição, uma ação que resulta em vivência e conhecimento para os estudantes e qualidade de vida para o público mais necessitado.
Créditos:
Direção: Wyll Farias
Produção executiva: Clezia Moura e Aguida Feitosa
Assistente de Direção: Clezia Moura, Caio Lui e Jonnathan Firmino
Câmeras: Weslley Barros, Caio Sibaldo e Wyll Farias
Edição: Wyll Farias
Cor e finalização: Weslley Barros
Colaboração: Célia Torres, Claudia Medeiros, Águida Feitosa, Adenize Acioli, Annelise Paiva, Marcileide Santos, Fabiana Suruagy e Kelma de Abreu
Cobertura Jornalística
UNIPAM
Instituição: Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Localidade: Patos de Minas/MG
Título da Obra: Responsabilidade Social – O Unipam faz
Categoria: Cobertura Jornalística
Duração: 2'
Sobre o vídeo:
O vídeo mostra como o Unipam comemorou o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. O evento contou com a presença de professores e alunos dos trinta cursos do Centro Universitário. Cada um mais animado que o outro!
Créditos:
Imagens: Lúcio Ney Gonçalves
Reportagem: Maryana Santos
Edição de texto e apresentação: Laryssa Caixeta
Produção e Edição: Pollyana Silva
Editora Geral: Regina Macedo
Documentário
CESMAC
Instituição: Centro Universitário Cesmac
Localidade: Maceió/AL
Título da Obra: Dona Enedina – Construindo uma nova história
Categoria: Documentário
Duração: 5'
Sobre o vídeo:
O Centro Universitário Cesmac é uma referência em Alagoas no que diz respeito a responsabilidade social. A instituição, por meio do Saúde Integrada, tem oferecido atendimentos em diversas áreas, entrando cada vez mais nas comunidades periféricas e transformando vidas, como a da Dona Enedina, senhora que escreveu uma nova história ao lado de profissionais e estudantes Cesmac, que passam a adquirir capacitação, vivência e, sobretudo, mais cidadania.
Créditos:
Direção: Wyll Farias
Produção executiva: Clezia Moura e Aguida Feitosa
Assistente de Direção: Clezia Moura, Caio Lui e Jonnathan Firmino
Câmeras: Weslley Barros, Caio Sibaldo e Wyll Farias
Edição: Wyll Farias
Cor e finalização: Weslley Barros
Colaboração: Célia Torres, Claudia Medeiros, Águida Feitosa, Adenize Acioli, Annelise Paiva, Marcileide Santos, Fabiana Suruagy e Kelma de Abreu
Menção honrosa - Documentário
UNIFEOB
Instituição: Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos
Localidade: São João da Boa Vista/SP
Título da Obra: Projeto Intolerância Zero - Unifeob
Categoria: Documentário
Duração: 5'
Sobre o vídeo:
Parte das ações de Responsabilidade Social da Unifeob, junto às diretrizes do Pacto Universitário, o Projeto alcançou salas de aula com palestras e atividades em escolas da região, bem como a Faculdade da Terceira Idade. Os estudantes envolvidos divulgaram ainda um Manifesto contra Intolerância e ocuparam o pátio da universidade a fim de discutir o tema com os demais estudantes, também com professores e colaboradores.
Créditos:
Projeto Intolerância Zero: Estudantes do 4º e 6º módulos do curso de Letras
Professores Orientadores: Helio de Oliveira, Marli Marques, Mariângela Jacomini
Coordenadora das Licenciaturas: Patricia Furlanetto
Gerente de Responsabilidade Social: Luciana Junqueira
Roteiro: Flávia Beraldo Ferrare
Entrevistas: Bruno Lazzari e Guto Moreira
Imagens: Arthur Santos e Davis Carvalho
Montagem: Bruno Lazzari e Flávia Beraldo Ferrare
Produção: Bruno Lazzari
Finalização: Filipe Della Torre
Produção Audiovisual: Aldeia Criativa