icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Inspire-se: Ação universitária que promove acessibilidade e inclusão social é premiada no GEduc

    Diversas instituições de educação superior (IES) de todo o país, em 2018, já promoveram ou estão organizando ações sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, que poderão ser cadastradas na 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e garantir a certificação, emitida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), de instituição socialmente responsável.

    Promovida pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), a iniciativa “SINAIS – Sinalização de Apoio à Inclusão Social”, pode inspirar IES que queiram realizar ações que beneficiem a população e envolvam os alunos e docentes. O projeto, que foi classificado como um dos finalistas ao Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2018 (PNGE) e recebeu o Troféu Ouro, na categoria “Responsabilidade Social”, promove ações pautadas nos direitos humanos, no respeito às diferenças e na equidade independentemente de condições e diferenças. O objetivo é divulgar a Lei de Acessibilidade - 10.098/2000, a Carta para o Terceiro Milênio (1999) e a Declaração de Salamanca (1994), que tem como meta a inclusão social.

    Dentro da iniciativa, os alunos vivenciam experiências concretas nos cenários de minorias em busca de melhorias e soluções; as comunidades têm acesso a informações sobre seus diretos e deveres e escolas, empresas e instituições são capacitadas, informadas e orientadas por meio de palestras, oficinas e consultorias realizadas por docentes e discentes voluntários.

    O prêmio foi entregue para a UNIFENAS no dia 21 de março, durante o Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc 2018), em São Paulo/SP.

    Campanha da Responsabilidade Social
    Instituições que possuem projetos sociais como esse, que promovem atividades gratuitas à população em diversas áreas, podem registrar a iniciativa e participar da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 15 milhões de atendimentos à população, por meio de 81.662 atividades. Em 2017, estiveram envolvidos quase 24 mil professores, mais de 374 mil alunos, além de 15 mil técnicos.

    Após a realização da Semana da Responsabilidade Social, que, em 2018, acontecerá entre 17 e 22 de setembro, as IES que cadastraram suas ações recebem o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela ABMES. A marca demonstra que a instituição é uma organização socialmente responsável. Ela pode ser estampada em publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação, certificando que a IES é comprometida e faz a diferença na educação superior e na comunidade onde ela está inserida.

    Concurso de vídeos
    Os inscritos na Campanha de Responsabilidade Social também podem participar do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade das IES. O objetivo é estimular o registro das ações promovidas por cada uma das instituições e ampliar a divulgação das práticas realizadas. As inscrições são abertas logo após o término de cada edição da Semana da Responsabilidade Social.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br