icon facebook top  icon twitter top icon linkdin top   icon instagram top icon youtube top 

    Inspire-se: Universidade arrecada 370 kg de alimentos e 110 litros de leite para instituições de Juiz de Fora/MG

    O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, que já participa da Campanha da Responsabilidade Social há 13 anos, realizou em junho de 2018 as ações “Campanha Leve um Livro e Deixe um Alimento” e “Campanha do Perdão”.

    Na primeira, que arrecadou e dividiu 370 kg de alimentos entre instituições filantrópicas da cidade, os alunos que doaram alimentos ganharam um livro da biblioteca, que foram substituídos por edições mais recentes. Já na segunda, estudantes em débito com a biblioteca receberam o “perdão” ao doar um litro de leite.

    Os alimentos foram divididos e entregues às instituições Abrigo Santa Helena de Juiz de Fora e Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac. Já os leites foram para o Lar de Laura.

    Segundo o pró-reitor de Administração e Finanças do Centro Universitário, Cristiano Almeida, “é importante destacar a questão do espírito cívico dos nossos acadêmicos para estimular o bem-estar social e tentar garantir que se estenda por toda a vida. Nada melhor do que estimular esse sentimento agora, dentro do ensino superior”.

    De acordo com o vice-presidente do Abrigo Santa Helena, Albino Waldir Leite, a instituição atua em Juiz de Fora há 105 anos e atende a 145 idosos de ambos os sexos. Ele explica que os donativos serão utilizados na alimentação diária dos idosos. “As doações correspondem a cerca de 80% do que o abrigo precisa”, afirma Leite.

    Fátima Fabre, administradora do Lar Luiza de Marillac, que presta atendimento a 28 idosos, tem opinião semelhante. “Esse tipo de doação é fundamental pois vivemos da colaboração da sociedade civil. Por meio dessas iniciativas, as instituições da cidade vão se alicerçando. Os alunos têm mesmo que ajudar. Costumo brincar que eles estão garantindo o futuro”, comenta, sorrindo.

    14ª edição
    Ações como essa podem servir de exemplo para instituições de educação superior de todo o país. Além de promover iniciativas que façam diferença social, é essencial que as IES cadastrem os projetos na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país.

    Podem ser registrados projetos que abranjam as mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente que estimulem nas IES o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.

    O sistema para cadastro de atividades na 14ª edição da Campanha já está aberto. Após a realização da Semana da Responsabilidade Social, que, em 2018, acontecerá entre 17 e 22 de setembro, as IES que inseriram suas ações no sistema recebem o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela ABMES.

    *Com informações da Agência Experimental de Jornalismo da Estácio Juiz de Fora.

     

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    Fone: (61) 3322-3252 - Fax: (61) 3224-4933
    E-mail: abmes@abmes.org.br