icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Universidade cria projeto para auxiliar estudantes e professores da rede pública de ensino

    De acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados no último dia 30 de agosto, sete em cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Com o objetivo de contribuir para a mudança desse quadro, a Universidade Santo Amaro (Unisa) desenvolve há um ano, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o projeto Portas Abertas.

    Com foco em estudantes e professores da rede pública de ensino, em especial os do ensino médio, a iniciativa oferece aos discentes condições para otimizar o aproveitamento dos seus estudos, ampliando as perspectivas de continuidade e de profissionalização. Para os docentes, as ações objetivam expandir e complementar a formação para o magistério.

    Ao abrir suas portas, a Unisa oferta uma série de atividades, como aulas de reforço escolar, atividades esportivas, atendimento psicopedagógico, orientação vocacional, palestras e cursos.
    O desenvolvimento das atividades partiu do pressuposto de que “universidades, centros universitários e faculdades, em geral, apresentam espaços de horários e de infraestrutura com grande ociosidade, além de contarem com um quadro efetivo de professores em tempo integral (40h semanais). Portanto, é absolutamente viável estabelecer metas que contemplem a responsabilidade social das mantenedoras”.

    Tecnologia social
    O projeto desenvolvido pela Unisa é inovador no âmbito das instituições de educação superior (IES) brasileiras e possui uma característica essencial às iniciativas transformadoras: a replicabilidade. Como toda boa tecnologia social, ele pode ser adaptado à realidade de cada IES do país.

    Semana da Responsabilidade Social
    Na próxima segunda-feira (17/09) tem início a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Até o dia 22 de setembro, centenas de instituições de educação superior de todo o país estarão envolvidas em milhares de ações gratuitas destinadas à comunidade.

    A ação integra a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa promovida pela ABMES visa conferir maior visibilidade ao ensino superior particular, tornar disponíveis as informações sobre as ações sociais das IES e fortalecer as parcerias entre as instituições e a sociedade.

    Atividades que abrem o espaço das instituições para a comunidade, a exemplo do Portas Abertas, são excelentes ações de responsabilidade social e devem ser cadastradas na Campanha da Responsabilidade Social.

    Também devem ser inseridos no sistema da ABMES os atendimentos realizados em outras áreas, como consultoria jurídica, assistência à saúde, inclusão digital, atividades culturais, recreativas e esportivas.

    Fonte: ABMES

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br