Em 2018, a Faculdade Victor Hugo (FVH) está promovendo, durante a 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, o projeto “Moradores de rua da cidade de São Lourenço”.
Realizada pelos alunos do curso de Pedagogia da instituição, o objetivo da ação é identificar e descrever a situação dessas pessoas na cidade. Para isso, serão investigados quais foram os motivos que as levaram a morar na rua; quais são suas necessidades e quais órgãos públicos e privados podem elaborar ações para mudar essa realidade em São Lourenço/MG.
Segundo Alfredo Carnevali Motta, coordenador do curso de Pedagogia da FVH, “o estudo baseia-se em evidenciar a importância das ações de políticas públicas e privadas para melhorar a qualidade de vida desses moradores de rua que são excluídos da sociedade. Evidentemente que por São Lourenço ser uma cidade turística, este estudo trará benefícios à região”.
Ao final da pesquisa e respectivas tabulações, haverá uma reunião com representantes dos poderes públicos, sociedade civil e alunos para debater e elaborar ações que melhorem essa realidade.
Semana da Responsabilidade Social
Entre os dias 17 e 22 de setembro, instituições de educação superior de todo o país estão oferecendo atendimentos gratuitos à população nas mais diversas áreas. As iniciativas fazem parte da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que é uma iniciativa promovida dentro da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
As ações garantem às instituições a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade.
Para receber o selo, as instituições precisam cadastrar as ações de responsabilidade social no sistema especialmente desenvolvido pela ABMES, onde também devem ser inseridas informações e registros como fotos e dados estatísticos das atividades. A adesão deve ser feita pelo site da ABMES.