icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Selo Instituição Socialmente Responsável já está disponível para download

    Instituições que participaram da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular já podem realizar o download do Selo Instituição Socialmente Responsável 2018. Para ter acesso ao arquivo, todos os dados precisam estar preenchidos corretamente.

    A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. O Selo pode ser estampado em publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação.

    Clique aqui para entrar no sistema e fazer o download.

    2018
    Em sua 14ª edição, cerca de 800 instituições de educação superior aderiram à Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES. A maior mobilização aconteceu de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

    Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades.

    IES de todas as regiões do Brasil marcaram presença no movimento. A região que mais participou foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

    Responsabilidade Social nas IES
    Responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das instituições de educação Superior.

    A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve envolver também a responsabilidade social. Especialmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

    A Campanha
    Realizada desde 2005 pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.

    Aderindo à Campanha, a IES contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país.

    Concurso Silvio Tendler de Vídeos
    Complementando as ações da Campanha, a Associação realiza ainda o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade das IES.

    As inscrições para a 12ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES já estão abertas. Podem participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2018.

    Serão entregues quatro prêmios de R$ 2,5 mil nas seguintes categorias: Documentário, Cobertura Jornalística, Vídeo Institucional e Videoclipe.

    Clique aqui e confira a íntegra do regulamento do Concurso.

    Clique aqui para inscrever a sua instituição.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br