icon facebook top  icon twitter top icon linkdin top   icon instagram top icon youtube top 

    Faculdade promove Semana de Sustentabilidade para impactar 550 mil estudantes

     Com objetivo de impactar e conscientizar seus mais de 550 mil alunos e 13 mil colaboradores, a Estácio realizará a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. A iniciativa acontecerá nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o País. O evento visa incentivar instituições de ensino superior a criarem ações nas três dimensões da Sustentabilidade: social, econômica e ambiental com foco na conscientização de alunos, colaboradores e comunidades no entorno dos campi. A edição de 2019 acontece até o dia 28 de setembro e terá como tema “Mobilidade”. Essa grande mobilização será realizada paralelamente à 15ª Campanha de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

    Em Curitiba, os alunos e colaboradores da instituição estão sendo sensibilizados para aderirem a duas grandes ações: Dia da Carona Solidária (26/09), com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas a terem o contato com essa prática, que é saudável ao meio ambiente e a mobilidade urbana. Já no dia (27/09), os colaboradores da unidade serão convidados a plantar mudas de árvores, um gesto simbólico que pretende despertar a atenção dos participantes em torno dos temas discutidos na Semana da Sustentabilidade. Com a #eufaçoadiferençaestaciocuritiba os participantes estão sendo convidados a compartilharem imagem de suas ações realizadas em torno das temáticas propostas.

    Deslocamento
    Atualmente, um dos temas mais discutidos em todo o mundo é a questão da mobilidade. Essa preocupação se justifica porque a distribuição da população mundial pelo Planeta encontra-se irregular, ou seja, em determinados lugares há uma enorme concentração populacional, enquanto outros locais são pouco povoados. De acordo com o último levantamento feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), atingimos a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Este ano, estima-se que já somos mais de 7 bilhões de pessoas.

    No Brasil, a questão da distribuição populacional não é diferente e requer cuidados. Cerca de 70% dos brasileiros estão concentrados em 10% do território nacional. Para termos uma ideia de como isso está representado, hoje o país possui 5.570 municípios e aproximadamente 55% dos brasileiros estão localizados em apenas 455 municípios, o que representa 8% do total. De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, são realizados diariamente mais de 200 milhões de deslocamentos motorizados. Número atrelado a desperdício de tempo, custo, poluição, acidentes e que dificulta a expansão do sistema viário, deixando usuários descontentes com o transporte urbano. Em decorrência deste quadro, temos um aumento do transporte individual, má distribuição da rede viária, elevado nível de estresse e o aumento do risco de acidentes.

    Por conta disso, a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio promoverá reflexões e debates como, por exemplo, “Como transportar diariamente um grande número de pessoas de forma segura, acessível e no menor tempo possível?” e “Como podemos pensar na mobilidade das pessoas de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida?”.

    “Somos uma grande instituição nacional com a missão de Educar para Transformar. Por isso, fazemos questão de engajar nossos estudantes e colaboradores em iniciativas como essa. Consideramos que o tema é atual e de suma importância para sociedade”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.

    Fonte: Bem Paraná

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    Fone: (61) 3322-3252 - Fax: (61) 3224-4933
    E-mail: abmes@abmes.org.br