icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    UCB participa da 15ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

    A Universidade Católica de Brasília (UCB) foi convidada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) a participar da 15º Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que acontecerá de 23 a 28 de setembro.

    A iniciativa foi criada em 2005 com o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas realizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, entre outras. Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não à ABMES – como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”.

    As IES são certificadas com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. A chancela atesta que a instituição de ensino se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Para receber o selo, as instituições participantes cadastram as ações de responsabilidade social no SisDia e comprovam as atividades por meio de fotos e dados estatísticos.

    Poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades, dentre outras, nas dependências da Universidade ou em ações externas oferecidas pela UCB: apresentação de projetos acadêmicos de graduação, pesquisa e extensão por meio de palestras, workshops e exposições; atendimentos à comunidade nas áreas de saúde, jurídica, humanas, exatas, entre outras; testes de projetos pilotos da instituição e atividades culturais e recreativas para todas as idades.

    A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular computou, em 14 edições, mais de 15,5 milhões de atendimentos à população em diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.

    A instituição que queira participar deve fazer a sua adesão no site http://sisdia.abmes.org.br.

    Ações da UCB
    Além das atividades com vagas disponíveis e abertas à comunidade, projetos já conhecidos, como o Alfabetização Cidadã, Alfabetização Digital de Adultos, Projeto Espaço Com-Vivência (para pessoas com deficiência) e atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI), também participam da Semana de Responsabilidade Social. Porém, atenderão apenas quem já está regularmente matriculado ao longo do semestre.

    As ações acontecem graças aos esforços de estudantes e docentes dos cursos das Escolas de Saúde e Medicina; Humanidades, Negócios e Direito; Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente e Educação, Tecnologia e Comunicação.

    Confira alguns destaques da 15ª Semana de Responsabilidade Social:

    Dia 23
    10h – Sala M209 – Consultoria técnica para a renegociação de dívidas bancárias (cálculos financeiros e apresentação de propostas).

    11h – Sala M209 – Consultoria técnica para sanar dúvidas sobre as relações trabalhistas (cálculos, negociações com o empregador, rescisão contratual, FGTS, dentre outros).

    Dia 24
    14h – Clínica de Fisioterapia (Câmpus Taguatinga) – Atendimento em fisioterapia na saúde da mulher e do homem, incluindo idosos da comunidade.

    Dia 25
    10h – Ginásio 2 – Atividades esportivas. A ação irá proporcionar aos estudantes do ensino médio do Instituto Federal vivências práticas de atividades esportivas as quais eles não praticam na escola. Haverá também visita guiada às instalações do curso de Educação Física.

    Dia 26
    14h – Brinquedoteca Pedagógica (Sala G09/10 – Bloco Central) – Contação de histórias para crianças da comunidade e oficinas com a participação dos estudantes de Letras.

    Dia 27
    8h – Ambulatório de Medicina (Bloco L) – Atendimento médico aos idosos da comunidade.

    Dia 28
    8h – Comunidade Batcaverna (Arniqueiras). Será realizada uma ação na comunidade denominada Batcarverna, do setor Arniqueiras. Nessa região os moradores encontram-se em situação de vulnerabilidade e sem assistência à saúde. Como a área é irregular, não foi realizada a identificação dos problemas ali existentes. Dessa forma, o Curso de Medicina (estudantes do nono semestre), estudantes do PET-Saúde e as Ligas Acadêmicas irão realizar ações de Cadastramento da população com a finalidade de identificar o perfil epidemiológico. Além disso, serão realizadas atividades de educação em saúde, orientações e intervenções em saúde (verificação de parâmetros pressóricos e glicêmicos, verificação das medidas antropométricas, inspeção de triagem em saúde e intervenção de problemas bucais). Essa atividade tem por finalidade conhecer as necessidades do local e a proposição de intervenções por parte dos cursos da Escola de Saúde e Medicina.

    8h – Parque de Águas Claras Campanha de promoção da saúde por meio de orientação à vida saudável e o impacto na qualidade de vida, com aferição de pressão arterial e glicemia.

    Fonte: UCB

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br