icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Alunas da UniSecal participam de voluntariado em asilo de PG

     Acadêmicas da graduação em Serviço Social do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) participaram no último sábado (5), de uma ação voluntária na Colmeia Espírita Cristã Abegail, lar de idosas na cidade de Ponta Grossa (PR). A ação solidária foi realizada pelo movimento ‘Renova BR’ e contou com a pintura da fachada do asilo, criação de uma horta, doação de fraldas geriátricas e atividades lúdicas para as senhoras.

    Com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, a UniSecal é a Instituição de Ensino Superior (IES) pioneira, em Ponta Grossa, a realizar ‘Trotes Solidários’. Dessa forma, a professora doutora do curso de Serviço Social, Francieli Lunelli Santos, enfatiza a participação das alunas no voluntariado e a importância da atividade. “Elas são muito engajadas, colaborativas, querendo realmente participar dos projetos. E sobre a ação solidária, as acadêmicas aprendem na prática como funcionam as instituições. Portanto, não é só uma formação profissional, mas, também, humana”, explica a docente.

    Parceria
    Participaram do voluntariado aproximadamente 60 pessoas e 11 instituições parceiras. De acordo com o jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Júnior, responsável pela organização do evento e aluno do ‘Renova BR’, a escolha da Colmeia Espírita Cristã Abegail se deu por conta de ser uma instituição que atende as idosas em tempo integral e que necessita de ajuda filantrópica.

    Além da UniSecal, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Prestes Construtora, Construtora Pátria, Panificadora Belle Pane, Doutores Palhaços SOS Alegria, Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), entre outras instituições e pessoas da comunidade, contribuíram com o movimento social.

    Segundo o jornalista, a participação de duas IES privadas (UniSecal e UniCesumar), por exemplo, mostra a comoção que a sociedade teve com as senhoras do asilo. “Entendo que isso (parceria) é algo muito bom, porque a gente consegue unir dois centros universitários para realizar uma ação solidária. Ficam-se de lado as concorrências comerciais para algo maior, que é atender o próximo”, relata Júnior.

    Aprovação
    A Colmeia Espírita Cristã Abegail atende aproximadamente 30 idosas e conta com auxiliares de serviços gerais, fisioterapeuta, professor de Educação Física, psicóloga, assistente social, entre outras pessoas que ajudam as senhoras. A oportunidade em conhecer e contribuir com a instituição é vista como positiva para a acadêmica de Serviço Social da UniSecal, Rafaela De Ramos Cunha. “É a primeira vez que estou participando e está sendo bem proveitoso. Podemos conhecer a realidade e as necessidades do local. Tem tudo a ver com a nossa formação”, comenta a aluna.

    Já para Ana Beatriz Iwanowski, também estudante da graduação em Serviço Social, a ação na ‘Colmeia Cristã’ oportunizou “ajudar, conhecer e entender a realidade das senhoras. Nesse sentido que é interessante, porque o que aprendemos em sala de aula utilizamos na prática”, enfatiza a futura assistente social.

    UniSecal é uma instituição com responsabilidade social
    Há 20 anos transformando a vida das pessoas por meio da educação, a UniSecal é uma instituição comprovadamente responsável. Atualmente ela é detentora do ‘Selo de Responsabilidade Social’ da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), e do ‘Selo Sesi ODS 2019’, que reconhece a UniSecal por suas práticas sustentáveis em prol dos 17 objetivos da ‘Agenda 2030’ da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Além disso, o centro universitário faz parte do ‘PRME Chapter Brazil’, plataforma global da ONU composta por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis e preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.

    Fonte: A Rede

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br