icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    FVJ vence Prêmio Nacional de Melhor Documentário da 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

    Concorrendo na categoria Documentário da 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES, a Faculdade do Vale do Jaguaribe realizou um grande feito ao conquistar o prêmio com a produção do vídeo Futuro, Vocação e Juventude.

    Futuro, Vocação e Juventude, mais que um acróstico com as iniciais da FVJ, trata-se de um projeto que a instituição desenvolve junto às escolas de ensino médio com prestação de serviços à comunidade escolar com ações voltadas para o despertar vocacional dos jovens e a continuidade de sua formação. No vídeo em questão, o título se sobressai por ser a voz da própria gente nessa relação. Desde as dezenas de milhares de atendimentos/ano à população ao tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, todas as ações da faculdade têm como propósito o bem comum e o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida.

    Desenvolvido a partir do relato de personagens reais da Região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste cearense, o documentário dá foco aos aspectos impactantes na alegórica vida escolar de quem nasce e vive no interior do Ceará, em uma zona rural.

    A produção apresenta a evolução nos graus de escolaridade, composta de ritos de passagens àqueles que conseguem chegar a uma graduação, o que, infelizmente, é para muito poucos. Seja do município de Quixeré, onde nasceu e cresceu a ex-aluna e agora Fisioterapeuta Anatália Nery, ou da comunidade de São Chico, localidade da estudante de Pedagogia Withana Valente, ou do Outeiro, interior da cidade de Aracati em que viveu o professor formado em Letras Eduardo Brito. Personagens com endereços esquecidos têm nome e ganham cor e voz que muito bem retrata a realidade de milhões de famílias cheias de expectativas e potencialidade em todo o país.

    “A nossa ideia foi exatamente a de colocar em primeiro plano essa narrativa. A faculdade se torna pano de fundo para dar à luz os sonhos e anseios de nossa gente, não muito diferentes dos de outras realidades fora dos grandes centros urbanos”, frisa Gaarcia Júnior à frente do time de comunicação.

    Sobre o processo de criação e gravação, o diretor do vídeo, Fabrício Adriano, confessa que “a dificuldade para elaborar o documentário foi grande. Tivemos alguns obstáculos durante o percurso da elaboração, produção e pós-produção, mas com garra conseguimos concluir com êxito e excelência!”

    Futuro, Vocação e Juventude são valores com traços bem distintos do que é propalado pela grande mídia e, ao mesmo tempo, extremamente afins ao que nos faz humanos, ao que nos inspira: sonhos e capacidade de superação.

    “O prêmio ganho é de grande importância e motivação em nosso trabalho, diante do momento que o mundo vive, as incertezas do amanhã, chega para abrilhantar nosso esforço e saber que estamos no caminho certo de sempre buscar o nosso melhor”, declarou Fabrício.

    O concurso entrega quatro prêmios nas seguintes categorias: Documentário, Cobertura Jornalística, Vídeo Institucional e Videoclipe.

    A 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES faz parte da 15ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, uma campanha realizada pela ABMESAssociação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, desde 2005, que tem por objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br