No segundo semestre deste ano, mais de 615 Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas por todo o País mobilizaram-se para reforçar a importância do papel das IES no desenvolvimento social de suas comunidades. O resultado parcial do Dia da Responsabilidade Social, organizado anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), impressiona: cerca de 540 mil registros de atendimentos a moradores em diferentes localidades.
Até o final do ano, os números serão ainda mais expressivos, pois algumas IES darão segmento à proposta com novas ações nos meses de novembro e dezembro. A campanha superou as expectativas e as metas dos anos anteriores, com um total de atividades promovidas que ultrapassa a casa dos 6.400 eventos.
Ao todo, mais de 104 mil alunos e aproximadamente 20 mil professores e técnicos atuaram em diversas comunidades e nas próprias Instituições. Os estudantes trabalharam nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente. Ao se inscrever para participar do Dia da Responsabilidade Social, as IES que documentaram e preencheram um relatório final no site da ABMES receberam o Selo de Instituição Socialmente Responsável.
Até o momento, foram 370 selos emitidos. O carimbo concedido às IES certifica seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida de comunidades desassistidas e o comprometimento das instituições em fazer diferença no Brasil. A expectativa da ABMES é que esse número continue crescendo, conforme as IES enviem os relatórios.
Para o presidente da ABMES, professor Gabriel Mário Rodrigues, a 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social reforçou na sociedade a importância do trabalho conjunto por um futuro melhor para todos. “O Dia da Responsabilidade Social simboliza a contribuição das instituições de ensino superior, não somente na data, mas durante o ano inteiro”, avaliou.
Números da campanha - O Brasil conta com mais de 2 mil instituições de ensino superior particular, o equivalente a 88% dos estabelecimentos credenciados pelo MEC. Desde 2005, cerca de 1.260 já participaram da iniciativa, totalizando mais de 8,5 milhões de atendimentos comunitários. O evento, que tem crescido a cada ano, já reuniu em um dia de solidariedade quase 440 mil pessoas em todo País, entre professores, alunos, técnicos e voluntários.
Sobre a ABMES
Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange cerca de 300 mantenedoras e mais de 400 instituições de ensino superior (IES) particulares, dentre universidades, centros universitários, centros de educação tecnológica, faculdades e institutos, distribuídas em todo o território nacional.
A ABMES figura, atualmente, como instrumento catalisador dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre o ensino superior para elaboração de políticas para setor. A entidade desempenha papel de destaque, com o apoio de seu corpo técnico e de consultores, na pesquisa e na elaboração de documentos que fundamentam propostas a serem encaminhadas aos órgãos governamentais, principalmente aquelas referentes aos processos de autorização, credenciamento, regulação e avaliação de cursos e de instituições. Tem como missão ajudar a promover a autonomia e a independência das IES.