icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Mais de 600 IES participaram do Dia da Responsabilidade Social

     

    No dia 21 de setembro, Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, cerca de 600 faculdades, centros universitários, universidades e institutos de ensino ofereceram em todo o país atividades gratuitas à comunidade. Essa foi a nona vez em que foi promovido o evento, com ações nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

    O objetivo da campanha, organizada anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), é dar visibilidade às ações das IES na área de responsabilidade social, e mostrar que o segmento, além de representar um dos mais sólidos pilares para o desenvolvimento social e econômico do País, tem cumprido seu papel de inclusão social, de formação de cidadãos e de desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Dados parciais do “Dia” apontam que o envolvimento das instituições com ações realizadas no âmbito da Responsabilidade Social possibilitou entre 2012 e 2013 228.691 atendimentos, envolveu aproximadamente 5 mil professores, 63.477 alunos, 5.442 técnicos em 5.717 atividades.

    De acordo com o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, agora é o momento de divulgar não só os dados do Dia, como também difundir ações e divulgar as iniciativas que as IES desenvolvem no campo da responsabilidade social. “Não importa saber apenas que o setor comporta 2.112 instituições com cerca de cinco milhões de alunos matriculados. Importa ampliar os números e dar-lhes conteúdo, sentido e significado”, acrescenta Rodrigues.

    IES Socialmente Responsável

    As instituições que aderiram à campanha e registraram no SisDia as atividades realizadas durante o evento recebem o selo Socialmente Responsável que comprova à sociedade que elas cumprem seu papel social e preocupam-se com o bem estar coletivo. Os selos serão enviados após análise da ABMES sobre as ações realizadas.

    Se a sua instituição participou do Dia, mas ainda não cadastrou as atividades no sistema, ainda dá tempo de registrar. Caso tenha feito o cadastro pré-dia, é preciso que retorne ao sistema e complete as informações, inserindo as fotos e dados estatísticos.

    As IES que participaram do Dia da Responsabilidade Social também podem se inscrever na 7ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social.

    O concurso

    Para estimular e envolver ainda mais a comunidade acadêmica nas ações sociais, a ABMES criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O prêmio destaca os melhores registros, em vídeos, dos projetos e atividades realizados pelas instituições no Dia. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de janeiro de 2014. Os interessados podem inscrever suas produções em quatro categorias: vídeo institucional, cobertura jornalística, documentário e videoclipe. Acesse o regulamento e saiba mais.

     

    Fonte: ABMES

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br