icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Caravana de Saúde atende mais de 770 pessoas em Pirapozinho

    Na 57ª Caravana da Saúde em Pirapozinho, 772 pessoas se beneficiaram com os serviços e orientações prestados por estudantes e professores da Unoeste. O foco principal foi a prevenção e para os organizadores as expectativas de público foram superadas, isso devido ao efeito multiplicador com as informações que os atendidos levaram para a comunidade e também pela atuação dos alunos, professores, funcionários, coordenação e mantenedores da Escola Jean Piaget que sediou e organizou o evento.

    A realização foi no sábado (2), das 8h às 12h. Para a Unoeste, o mutirão de saúde esteve inserido nas ações da campanha de responsabilidade social que a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) promove neste mês de setembro.

    Para Cláudia Álvares Calvo Alessi, professora na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e médica do serviço público de saúde em Pirapozinho, a importância da caravana para a população local esteve em atender moradores de bairros que receberam serviços e orientações como uma oportunidade de se conscientizar melhor sobre prevenção às doenças, mediante alimentação correta e prática de atividades físicas. Tem ainda o fato de que portadores de doenças crônicas ou quem tenha familiares nessas condições, como são os casos de diabéticos e hipertensos, foram orientados sobre o uso correto de medicamentos. “A conscientização é fundamental para a boa qualidade de vida”, afirmou a médica.

    A coordenadora Áurea do Carmo Pereira Favareto contou que a escola se preparou bem antes para receber a caravana envolvendo os alunos do ensino médio, em atividades em sala de aula e externamente, entre as quais estiveram as visitas à Unoeste, especialmente para conhecer os laboratórios da área da saúde, e ao hemocentro em Prudente. O projeto inserido no plano de ensino e coordenado pela professora de biologia Sonia Cristina Videira Ambrósio envolve saúde, qualidade de vida e prevenção; passa por temas diretamente ligados à juventude, tais como alcoolismo, drogas, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

    Sonia conta que sua relação com a Unoeste vem desde os tempos em que fez o curso de Biologia, sendo mantida com as visitas em caravanas de seus alunos em escolas públicas e particulares. Foi feita solicitação para que a universidade prestasse serviços e atendimentos de orientação na Escola Jean Piaget. Então, resultou na caravana da qual a Unoeste é parceira da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), com os envolvimentos da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pirapozinho; Prefeitura, através do Centro de Saúde; do Hospital do Câncer que enviou o ônibus para exames preventivos de câncer de útero; e Instituto Embeleze para corte de cabelo, penteado e maquiagem.

    Tainá Kunioshi Nascimento, do 3º termo na Famepp, foi uma das egressas na escola pirapozense com atuação na ação de responsabilidade social. “Algo que já havia experimentado no ensino médio nas visitas à Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] e ao asilo, mas que agora a gente tem em mais intensidade nas ações de extensão na universidade”, disse. A presença na universidade, quando da visita, e a de universitários na escola também fez parte dos objetivos do projeto, no sentido de estimular os alunos a ingressarem no ensino superior.

    Júlia Bressam e Ana Carolina Del Trejo querem fazer Medicina Veterinária e Ana Cláudia Alecrim pretende cursar Direito. Elas classificaram como muito importante o projeto na escola onde estudam o segundo ano do ensino médio; por poder ajudar pessoas que precisam e ter a oportunidade de se relacionar com quem está fazendo o ensino superior. Na condição de beneficiária da caravana, a açougueira Mariana Lopes aproveitou o fato de estar de férias no supermercado onde trabalha, e foi em busca de atendimentos. Atravessou a cidade, do Residencial Padre Hilário, onde mora, ao Parque Alvorada, onde fica a escola.

    Mariana se sentiu presenteada no dia de seu aniversário de 45 anos, pelos atendimentos de saúde e pela oportunidade de fazer a sobrancelha. O aposentado Cláudio Roberto Faquinha, morador do bairro Adélia Jorge Oliveira, passou por diferentes atendimentos e elogiou a atenção de estudantes e professores, enaltecendo a importância das ações sociais da Unoeste. O curso de Biomedicina ofereceu orientação sobre o controle microbiológico da esponja de cozinha, fez a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e demonstração microscópica de lâminas microbiológicas e parasitológicas.

    Estética e Cosmética proporcionou higienização e massagem facial; a Farmácia verificação de glicemia (diabetes); a Radiologia deu orientação quanto a prevenção de doenças; com a psicóloga Joselene Alvim, convidada da Medicina, foi ofertada palestra educativa para pais e filhos sobre jogos eletrônicos incluindo o Baleia Azul; e a Medicina triagem de acuidade visual, verificação de pressão arterial, teste de Adans para diagnóstico precoce de escoliose, orientação sobre câncer de mama, proposta e útero, e demonstração de órgãos como fígado (cirrose) e pulmão (tabagismo). A escola ofereceu algumas apresentações culturais e seus alunos fizeram panfletagem sobre prevenção à saúde.

    Fonte: Unoeste

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br