icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Semana da Responsabilidade Social realiza 250 atendimentos gratuitos no Dia “D”

    proximadamente 250 atendimentos gratuitos foram feitos à comunidade durante o dia ‘D’ da Mostra de Responsabilidade Social da Faculdade DeVry | Martha Falcão. Das 8h às 12h de sábado (23), foram oferecidos serviços como coleta de sangue para doação; corte de cabelo, escova e manicure; atendimentos clínico e jurídico e orientações para os contribuintes que caíram na malha fina, ao realizarem a declaração do imposto de renda. Os visitantes também tiveram à disposição medição de glicemia e pressão arterial; curso de inclusão digital e recreação para crianças e idosos. Durante uma semana da Mostra, a comunidade acadêmica teve acesso a palestras com temas e sociais e realizou a arrecadação de doações para a Casa do Idoso São Vicente de Paulo e da Fundação Dr. Thomas, que participaram do evento.

    Mais de 60 idosos dos abrigos e também convidados participaram do evento no sábado. “Quando eles recebem o convite ficam na expectativa grande de vir para socializar com outras pessoas, outras gerações, esse momento de convívio motiva eles, e também, claro, por ser uma oportunidade de ganhar presentes”, comentou a assistente social da Casa São Vicente de Paulo, Geílsa Rodrigues. A profissional explicou que a casa é mantida por meio de doações, que geralmente são direcionadas para o que o abrigo mais necessita. “Temos uma lista de quais são as nossas maiores necessidades naquele momento, como material de limpeza, por exemplo, e informamos para as pessoas que nos procuram”, explicou. Os interessados em ajudar os abrigos podem ligar para os números 3625-7569 (São Vicente de Paulo) e 99453-6893 (Dr. Thomas).

    Além dos idosos, cerca de 20 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, do Lar Batista Janell Doyle, participaram do evento. Circuito de corridas, fantoches, brincadeiras de desafio, caça ao tesouro, concurso de cantigas de roda, recreação com oficina de pintura no rosto e desenho e banho de piscina foram as atividades oferecidas, segundo o coordenador do curso de Psicologia da faculdade, Gutemberg Carvalho. “É um momento de interação, as crianças têm a oportunidade de sair daquele ambiente de instituição de acolhimento, e tem a possibilidade de interagir com outras pessoas no mundo externo, elas vibram com essa oportunidade de passeio”, comentou a psicóloga do abrigo, Gilmara Hoyos. O Lar Janell Doyle atende, atualmente 31 crianças e adolescentes, em situação de risco, com idades que variam de 0 a 17 anos. O contato com a casa pode ser feito pelo telefone 3615-8302

    Um ônibus da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) esteve no local, durante as quatro horas do evento, para fazer a coleta de sangue. A estudante do 7º período do curso de Serviço Social da faculdade, Joanita Barbosa, 51, foi uma das doadoras. “Há muita carência de sangue e observo que muitas pessoas, mesmo podendo, só doam quando um parente está precisando, se eu posso, por que não ajudar? É preciso se colocar no lugar do outro”, disse. Durante o evento, estudantes e professores do curso de Serviço Social contribuíram voluntariamente na captação de doadores de sangue.

    A comunidade teve ainda a oportunidade de realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia e monoxímetro de carbono, este último capaz de medir o nível de carbono no pulmão acumulado de maneira ativa ou passiva pelo fumo. “Os alunos realizam os procedimentos e uma equipe de três enfermeiras dão orientações tendo como base os resultados e, caso necessário, encaminham as pessoas para atendimento, aqui mesmo, com a médica infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Silvia Leopoldina”, explicou a coordenadora acadêmica operacional do curso de Educação, Humanidades e Saúde, Mara Rezende. A agricultora Maria Cleonilce Souza, 60, aproveitou os serviços. “Medi minha pressão que está normal, só a glicemia que está um pouco alta, mas é porque tenho esquecido de tomar meus remédios para diabetes”, disse.

    Outro beneficiado com os serviços disponilizados no evento foi o frentista Paulo Anderson, 26, que buscou orientação sobre a guarda do filho. “Vim aqui exatamente para buscar esse auxílio, já que não tenho advogado, esse e outros eventos realizados por faculdades são importantes para quem precisa, tanto pelo lado financeiro quanto pela demora no serviço público”, afirmou. A faculdade, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), oferta atendimento jurídico gratuito, mesmo fora da programação do Dia de Responsabilidade Social. “Cerca de 30 alunos se dividem em dois turnos para realizar os atendimentos, eles orientam e se a pessoa tiver renda de até dois salários mínimos pode ser assistida com a nossa defesa”, explicou o professor do curso de Direito, Jorge Veras. Segundo ele, 90% dos casos atendidos são da área de família como pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio.

    Na semana anterior ao evento, a comunidade acadêmica usufruiu de ações de conscientização como palestras que abordaram temas como transplante de órgãos, saúde da voz e nutrição saudável. Todas as atividades da Mostra de Responsabilidade Social foram gratuitas e abertas à comunidade. A ação é creditada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que promove o Dia de Responsabilidade Social desde 2005, mobilizando mais de 800 instituições de ensino superior particulares – universidades, centros universitários, centros de educação tecnológica, faculdades integradas, faculdades, escolas e institutos, distribuídas em todo o território nacional.

    Fonte: Portal do Holanda

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br