Maria Helena, de 36 anos, servidora administrativa, aproveitou a manhã de sol do sábado (23) para levar a família ao Dia de Ser Solidário, ação interativa promovida pela Fasam – Faculdade Sul-Americana anualmente em suas dependências, no Jardim Luz, região sudeste de Goiânia. Maria Helena compareceu com quatro de seus cinco filhos e uma neta. “É uma oportunidade para as crianças saírem de casa, fazer exames clínicos e se divertirem”, afirmou.
Durante a manhã de sábado, a Fasam promoveu, com a comunidade interna e externa da instituição, uma série de prestação de serviços, como testes rápidos de HIV e hepatite, aferição de glicemia e pressão arterial, oficinas sobre alimentação saudável, orientações de higiene bucal, cinema e até campeonato de videogame. Todas as ações relacionadas à área da saúde foram organizadas por professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Fasam. Estudantes do curso de Direito, orientados por professores, também prestaram atendimentos jurídicos diversos.
Na espera para fazer o teste de glicemia e verificação da pressão arterial, Micaely Stefany, 20, filha de Maria Helena, aguardava ansiosa. O olhar estava visivelmente tenso, mas não por medo dos resultados, e sim pela possibilidade de dor com a espetada. “Morro de medo de agulha. Nem queria fazer o exame, mas é bom verificar”, afirmou. Os resultados, no entanto, estavam dentro da normalidade. E a jovem confessou, mais tarde, que não “doeu nada”. “Estava com medo à toa.”
Na oficina de alimentação saudável, promovida em parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc Goiás, os participantes aprenderam, além de três receitas curiosas (bolo de casca de banana, patê de talo de couve e suco de maracujá com couve), a reaproveitar todas as partes dos alimentos. “Consegui aprender bastante. Meus bolos nunca dão certo. Agora vi onde estava errando e vou fazer corretamente. E também gostei muito do patê. Farei em casa para servir aos amigos”, afirmou a estudante de Direito, Alline Duarte Borges, 22. A jovem, inclusive, teve a oportunidade de auxiliar na preparação das três receitas com as cozinheiras do Sesc.
Em outra sala da Fasam, a garotada fazia fila para participar de um campeonato de futebol no videogame. O prêmio para os dois finalistas eram ingressos para o Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas. Samuel de Sousa Santos, 13, estudante da Escola de Aplicação do Instituto de Educação de Goiás (IEG) chegou às semifinais jogando com o time do Barcelona, mas teve que ir embora mais cedo. “Infelizmente, eu tenho que ir embora com o pessoal da escola”, lamentou, após ter vencido o último jogo nos pênaltis. Além do futebol, a sala de videogame também tinha um jogo de dança e outro de aventura.
Nacional
O Dia de Ser Solidário, realizado anualmente pela Fasam, integra a campanha nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2017, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
Fonte: Fasam