Pela décima vez, o Instituto Vianna Júnior recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável, emitido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação é concedida às instituições de educação superior que participaram da 13ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e comprovaram a realização de ações socialmente responsáveis.
Segundo a ABMES, a certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição de ensino promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Em sua 13ª edição, mais de 850 instituições de ensino superior aderiram à campanha realizada pela associação. O ápice do projeto aconteceu entre os dias 18 e 23 de setembro, quando foi realizada a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Nesta edição, foram registradas mais de oito mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, com cerca de um milhão de atendimentos pelo país.
A diretora presidente do Instituto Vianna Júnior, Jacqueline Vianna, comemora o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da responsabilidade social. “Procuramos motivar os nossos alunos e o corpo funcional da instituição no sentido de atender alguns reclames da sociedade e contribuir de alguma forma”, explica. Movido pela vontade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida, principalmente das camadas mais carentes da população, o Vianna Júnior desenvolve ações de responsabilidade social e ambiental como forma de exercício da solidariedade.
Entre as ações desenvolvidas estão: distribuição de sementes de plantas nativas da Mata Atlântica, ações de prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika, arrecadação de lacre e latas que são trocados por cadeiras de rodas, reciclagem e reutilização do material tecnológico usado pela entidade e campanhas de agasalho e de doações de sangue, material de higiene e limpeza. A diretora-presidente destaca, ainda, o vestibular solidário, em que não é cobrada inscrição dos estudantes que fazem vestibular, mas é solicitada a doação de dois litros de leite doados a instituições da região.
Para atender todos os projetos, o Vianna possui um Comitê de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, responsável por organizar e planejar atividades, arrecadações e projetos sociais. Para engajar ainda mais os estudantes nas ações, o comitê se uniu ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) no planejamento e na realização de ações. “A Abmes faz essa homenagem a todas as instituições de ensino que se dispõem a contribuir com o Poder Público no atendimento a essas carências”, comenta Jacqueline.
A campanha teve sua primeira edição em 2005 e, ao longo de 12 anos, realizou mais de 11 milhões de atendimentos à população. Foram mais de 70 mil atividades, envolvendo 2,7 milhões de alunos, 216.484 professores e, pelo menos,158 mil técnicos.
Fonte: Tribuna de Minas