icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Unipar e ABMES: Semana da Responsabilidade Social movimenta cursos de graduação

    Promover ações que envolvam e beneficiam e a comunidade é uma das missões da Universidade Paranaense – Unipar. Durante a Semana da Responsabilidade Social, promovida pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), acadêmicos de todas as unidades aderiram a causa e participaram de diversas atividades. Foram realizados atendimentos nas mais distintas áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão digital, consultoria jurídica, esporte e lazer. IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o país aderem à Semana. Na Unipar, as atividades foram coordenadas pela Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária e Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, via DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária).

    Em Umuarama Durante toda a semana, os cursos realizaram atividades especiais. O Centro de Estética realizou massagem com aromaterapia, análise de pele e orientações quanto ao uso de protetor solar. No sábado, o curso de Educação Física promoveu uma manhã animada no Lar São Vicente de Paulo: as acadêmicas pintaram as unhas das senhoras e os acadêmicos se divertiram com os idosos jogando sinuca. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil se uniram para levar o projeto Pintura Solidária à Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama); lá, acadêmicos e professores revitalizaram a fachada da entidade.

    Mais de nove toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados na 3ª Gincana Acadêmica das Engenharias foram entregues à entidades de Umuarama e região. Beneficiando a APROMO, Centro de Apoio Bem Viver, Casa da Sopa D. Maria, Casa da Sopa Dr. Leopoldino, Asilo São Vicente, Projeto Sonho Meu, Centro de Acolhimento da Igreja São Francisco, APAE de Umuarama e APAE de Maria Helena.

    Acadêmicos de Nutrição fizeram atendimentos e orientações de prevenção a doenças cardiovasculares; a ação foi no Instituto Nossa Senhora Aparecida.

    O projeto Água Viva, do curso de Educação Física, participou oferecendo aulas de natação para crianças baixa renda, de 7 a 12 anos. Neste ano o projeto já contemplou 50 crianças. O curso também participou na cidade de Cafelândia com o projeto Espaços de Lazer, fazendo mais de 10 mil atendimentos.​ Foi oferecido pintura facial, pintura nas unhas e brincadeiras como cama elástica, balão pula-pula, tobogã inflável, bate e cai inflável, escalada, fut-sabão, pebolim humano, piscina de bolinhas, touro mecânico, ginástica maluca, além saborearem carrinho de pipoca e algodão doce.

    O curso de Educação Física realiza também a oficina de Ginástica Rítmica, atendendo a 50 meninas de 05 à 17 anos de idade.

    O objetivo do projeto é auxiliar na formação global de meninas praticantes de Ginástica Rítmica por meio de atividades lúdicas, iniciação esportiva e troca de diferentes realidades sócio-econômicas.

    O curso de Farmácia realizou mais de 280 atendimentos, ofertando testes de glicemia capilar e aferição de pressão. Também foram realizadas oficinas de produção de velas artesanais e aromáticas, contando com a participação de 115 crianças e adolescentes pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social do município de Umuarama e que frequentam o CEJU (Centro da Juventude).

    O curso de Engenharia Agronômica participou com o projeto de extensão Horta nas Escolas, realizando na Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri, preparo de canteiros, plantio de sementes de alface e colheita de hortaliças.

    Em Cascavel Atividade diferenciada contemplou a Casa Pop (Casa de Passagem para População em Situação de Rua), atendendo o público com atividades voltadas à expressão de sentimentos, elaboradas pela equipe de Psicologia, e ofertando um pacote de exames laboratoriais e orientações de saúde, disponibilizadas pelo curso de Biomedicina. A campanha também agraciou a população de Cascavel em geral, realizando mais de 300 atendimentos de saúde para as pessoas que passaram pela prefeitura, como testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial.

    Ação foi conduzida pelo Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar, estimulando os alunos na participação de ações socialmente responsáveis, sensibilizando, principalmente, para a importância da atuação nas questões sociais, culturais, econômicas e ambientais da região.

    Em Toledo Os estudantes desenvolveram ações na Praça Willy Bath. A equipe de Farmácia aferiu a pressão arterial, fez testes de glicemia e prestou orientações. As alunas de Estética e Cosmética foram as responsáveis pelos atendimentos de embelezamento. Pintura facial, recreação e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) foram os serviços prestados pelo curso de Educação Física. Já os acadêmicos de Fisioterapia fizeram massagem relaxante. A moradora Marlei Kalb passava pela praça e decidiu conhecer os trabalhos. “Parei porque tive curiosidade. Minha filha estuda na Unipar de Umuarama. Eu já sabia que a instituição tem credibilidade, mas não imaginava que ofertasse tantos cursos. Hoje, decidi fazer uma maquiagem com as meninas de Estética, mas, da próxima vez, vou conferir os outros serviços”. Acadêmicos de Farmácia também estiveram nos Supermercados Primato, onde ofereceram aos clientes e funcionários aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

    Em Guaíra Em parceria com a Igreja Batista, por meio do projeto extensionista ‘Unipar na Praça’, a Unipar levou atividades de lazer, orientações e serviços de saúde à Praça Duque de Caxias. Cerca de 300 atendimentos foram realizados. Professores e estudantes de vários cursos foram mobilizados. Enfermagem aferiu pressão arterial e fez testes de glicemia e Estética e Cosmética fez modelagem de sobrancelha e massagem relaxante.

    Já a equipe de Engenharia Civil levou o projeto Engenharia Itinerante, promovendo orientações sobre segurança no dia a dia. Enquanto isso, os futuros administradores orientaram sobre educação financeira e os futuros bacharéis em Direito prestaram assistência jurídica.

    Diversão também não faltou para as crianças, no espaço de Pedagogia, com pintura facial e cama elástica. Elas também se deliciaram com pipoca e algodão doce.

    Durante a Semana, acadêmicos levaram palestras de conscientização à escolas e colégios de Guaíra. Os temas abordados foram DST’s, orientação vocacional, gravidez na adolescência e engenharia como profissão.

    Em Cianorte Acadêmicos dos cursos de Direito, Estética e Cosmética e Educação Física da Unipar realizaram diversas ações através do programa Justiça no Bairro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, do qual a Unipar foi parceira. O evento tem como objetivo realizar serviços gratuitos como a regularização de documentos, divórcios, casamento coletivo e exame de DNA. As escolas municipais aproveitaram e trouxeram seus alunos para fazer RG. O evento foi realizado no complexo esportivo da Unipar e na prefeitura de Cianorte. O curso de Direito ofereceu consultoria na regularização de divórcios. Acadêmicas de Estética prepararam as noivas que participaram do casamento coletivo; fizeram penteados e maquiagens. Estudantes de Educação Física divertiram as crianças com cama elástica e futebol.

    Em Paranavaí A Campanha da Responsabilidade Social foi realizada na quadra do SESC (Serviço Social do Comércio), onde foram oferecidas oficina de empregabilidade, orientação profissional, massagem relaxante, limpeza de pele, informações sobre automedicação, aferição de pressão arterial, orientações quanto ao uso das redes sociais e robótica, consultoria jurídica e instruções em relação ao bullying. Foram atendidos aproximadamente 600 jovens e adolescentes do ensino médio.

    Em Francisco Beltrão Acadêmicos de Nutrição realizaram a Feira Sabores do Campo, oportunizando aos visitantes a diversidade de produtos de boa qualidade, alimentos saudáveis a preços acessíveis, associando dicas de educação alimentar e oferecendo as receitas. O projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade, do curso de Estética e Cosmética, trabalhou com massagem relaxante, hidratação facial, hidratação capilar e design de sobrancelhas.

    O curso de Ciências Biológicas promoveu o Laboratório Aberto, com orientação sobre o funcionamento do sistema digestório e do sistema reprodutor feminino e masculino, informações sobre prevenção a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. O curso de Enfermagem realizou palestra no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sobre amamentação, orientando mães na higienização, preparo das mamas, posições para amamentar e alimentação da lactante.

    O curso de Farmácia participou da Sipat (semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa Alumínio 5 Estrelas, realizando testes de HGT (glicemia) para os funcionários e repassando orientações sobre prevenção de doenças.

    Fonte: Unipar

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br