Em sua 13ª edição, mais de 850 instituições de ensino superior aderiram à Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Foram mais de oito mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, com cerca de um milhão atendimentos pelo país.
A associação certifica instituições de ensino que promovam ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. O IED foi novamente consagrado, dessa vez, conquistando cinco selos distintos pelas atividades realizadas em 2017.
“O reconhecimento é a legitimação das ações e projetos com cunho social que desenvolvemos no IED. Acreditamos que o Design, cada vez mais, tem se mostrado o melhor caminho para promover soluções inovadoras, tanto em ambientes corporativos quanto em projetos de inovação social”, afirma a professora Eliane Weizmann, coordenadora do curso Design Gráfico e Digital.
Entre as ações promovidas pelo IED São Paulo que foram reconhecidas, estão duas propostas desenvolvidas em sala para projetos de mobilidade urbana. Uma delas, voltada para catadores de recicláveis, buscou integrar melhor esses trabalhadores à sociedade, posicionando cooperativas para o trabalho com embalagens retornáveis. Já a outra, cujo foco são os pontos de alagamento da cidade, propôs um aplicativo e site que apresenta um mapeamento colaborativo para monitorar esses pontos, programar alertas e consultar a previsão de chuvas.
Também foi certificado o projeto Design na creche, o qual abordou de maneira expositiva a concepção de objetos lúdicos pedagógicos voltados a um público formado por crianças de 6 meses a 4 anos. Outro reconhecido foi o Transfair, um evento desenvolvido por alunos durante as aulas que visou o empoderamento de transexuais por meio da arte e da transferência de oportunidades, incluindo feiras, oficinas, palestras e mentorias.
Por fim, a participação do IED São Paulo na programação especial na Virada Sustentável 2017, realizada entre 24 e 27 de agosto, foi consagrada com outro selo. A proposta foi promover debate, degustações e experiências voltadas à sustentabilidade integrando, campo e cidade, design, gastronomia, agronegócios e comunicação. O pensamento do Design unido ao alimento e gastronomia para criar o universo do Food Design.
Fonte: IED