icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Instituições de educação superior do Paraná oferecem serviços gratuitos à população

    A interação e aproximação com a comunidade local, por meio de ações de promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das pessoas, é cada vez mais imperativa entre as instituições de educação superior particular do país. Por isso, a cada ano aumenta a participação dessas instituições na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

    O ápice da iniciativa acontece entre os dias 17 e 22 de setembro, em todo o país, quando será realizada a 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Nesse período, cerca de 800 unidades espalhadas por todas as regiões irão disponibilizar às comunidades locais a prestação de uma série de serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades. As ações envolvem a comunidade acadêmica, como professores, alunos e funcionários.

    Programação no Paraná – Na capital, Curitiba, o Centro Universitário UniBrasil realiza o Projeto Ampliar, a partir das 14h de segunda-feira (17). A iniciativa contempla diversas atividades para pessoas com deficiência intelectual ou física, síndrome de down ou microcefalia. Já no dia 18, também às 14h, serão realizados atendimentos fisioterapêuticos individualizados e em grupos, nas especialidades de fisioterapia em neurologia, ortopedia, traumatologia, desportiva, reumatologia, com a aplicação dos principais métodos terapêuticos em solo e em ambiente aquático.

    O Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu tem atividades previstas para o dia 22 no Lar dos Velhinhos da cidade. Estudantes dos cursos de psicologia (Cesufoz) e pedagogia (FAFIG) arrecadarão suprimentos para doar ao Lar dos Velhinhos e dedicarão um tempo para escutar e conversar com os idosos.

    Em São Miguel do Iguaçu/PR, no dia 22 de setembro, a Faculdade de Ensino Superior da cidade realizará uma série de atividades gratuitas para a comunidade que envolverão professores, alunos e técnicos. São ações como coleta de lixo eletrônico e de fraldas geriátricas, treinamento funcional, pilates, oficina de confecção de brinquedos, orientação sobre saúde, verificação de pressão arterial, entre outras. A programação ocorre durante todo o dia, a partir das 8h30 da manhã. Acesse a programação completa no estado em: https://responsabilidadesocial.abmes.org.br/.

    Sobre o projeto – Podem participar tanto as instituições particulares quanto as públicas, além daquelas vinculadas ao Sistema “S”, e não é necessário ser associada à ABMES para integrar a Campanha. Além do reconhecimento e da aproximação com a sociedade, todas as participantes recebem da ABMES o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, que certifica a atuação social da instituição e pode ser estampado em espaços como site e material promocional.

    Desde a sua criação, em 2005, o projeto já proporcionou cerca de 15 milhões de atendimentos à população, com aproximadamente 80 mil atividades realizadas, que envolveram mais de 1,5 mil instituições de todo o país. A cada edição, a ABMES estabelece o desafio de ampliar estes números, com novas atividades e serviços.

    A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi criada com o propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram concentradas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. A Campanha pretende dar mais visibilidade aos projetos de responsabilidade socialrealizados ao longo de todo o ano pelas instituições, além de consistir em uma oportunidade ímpar para os alunos exercerem a prática de seus cursos e ampliarem a consciência social.

    Fonte: Paran@shop

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br