Projetos de cunho social e sustentável desenvolvidos pela Faculdade Satc foram reconhecidos com o Selo de Instituição de Ensino Superior Responsável. A certificação avalia ações com foco na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A iniciativa é uma promoção da Associação Brasileira de Ensino Superior (ABMES).
A Satc inscreveu sete projetos extensionistas desenvolvidos por acadêmicos e professores. Um deles, realizado pelos alunos do curso de Engenharia da Computação, revitalizou a estrutura de rede para conexão de internet nos laboratórios de informática de escolas públicas municipais.
“Foi uma oportunidade do nosso acadêmico vivenciar um problema real, aprendendo na prática a buscar soluções. E claro, o apelo social em contribuir para que alunos de escolas públicas possam ter acesso à rede”, destacou o coordenador de Engenharia da Computação da Satc, Gustavo dos Santos De Luca.
Conforme o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan, a certificação ratifica ainda mais o compromisso da instituição com um ensino de qualidade. “Reforça a missão institucional, que é a de transformar pessoas e organizações por meio de tecnologias inovadoras e contribuir sempre para o desenvolvimento sustentável”, disse.
Projetos para a comunidade
Além do projeto de redes de internet nas escolas municipais, acadêmicos e professores da faculdade desenvolveram mais seis atividades de cunho social. Entre elas: Exercendo a Cidadania (voluntariado e atividades no Observatório Social); Ciência para Todos (experimentos científicos explicados de forma lúdica em escolas da região); Bicicleta Renovada (reforma de bikes doadas para o Bairro da Juventude); Brinquedos Educativos (peças plásticas elaboradas na Satc e doadas à crianças do município); Ciência na 1ª Infância (kits para experiências sensoriais) e Melhoria de Redes Elétricas (reparos nos projetos elétricos de escolas públicas).
Para a assistente social da Satc, Cláudia Corrêa Pizzetti, projetos deste porte demonstram o quanto a escola está atuando no seu entorno. “Mostra que a Satc tem um papel comunitário importantíssimo na sociedade e que não está de braços cruzados, ela está atuando diretamente na e com a comunidade”, lembrou.
Fonte: Engeplus