Páginas abertas para uma boa ação. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura, a Escola Nacional de Seguros (ENS) recebeu, na tarde do dia 23 de setembro, crianças da Associação Origem Amorim para uma oficina pedagógica chamada “Educar para Proteger”. Realizada em parceria com o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Sindseg-RJ/ES), a oficina reuniu atividades lúdicas e histórias sobre o tema “É preciso saber viver com atitudes seguras”.
O objetivo foi gerar nas crianças uma reflexão sobre atitudes de risco para que, no futuro, elas se tornem indivíduos seguros e responsáveis. Fundada por moradores da comunidade Amorim, em Manguinhos, a Associação presta serviços comunitários em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cultura e arte.
A entidade receberá ainda livros e uma estante que vão compor a Biblioteca Origem Amorim, para uso das crianças da comunidade de Manguinhos. A doação faz parte do projeto Asas para Voar, criado pela ENS como forma de estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes e, assim, desenvolver o senso crítico dos jovens.
Desde seu lançamento, em 2007, o Asas para Voar já atendeu a 29 instituições de sete estados: Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foram cerca de 6 mil títulos doados, entre livros, áudio-livros e DVDs, que beneficiaram mais de 16 mil estudantes.
“A literatura abre novos horizontes na formação de cidadãos conscientes e com pensamento crítico. O acesso a livros é também uma ferramenta de inclusão social. Esperamos que as nossas contribuições estimulem esses jovens na busca por mais leitura como lazer e fonte de conhecimento”, explica a gerente de Recursos Humanos da ENS, Adilia Montenegro.
A oficina “Educar para Proteger” e a doação do Asas para Voar fazem parte da 15ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que acontece entre 23 e 28 de setembro. A iniciativa, promovida pela ABMES, foi criada em 2005 e tem como objetivo estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas realizadas pelas instituições de ensino superior (IES) nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.
Fonte: ENS