A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) abriu inscrições para que as Instituições de Ensino Superior (IES) cadastrem as atividades que serão oferecidas à comunidade durante a 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que ocorre entre 14 e 19 de setembro em todo o País. A estimativa é que a campanha ultrapasse a marca de 1,3 milhão de atendimentos nesta edição. As ações devem ser registradas, preferencialemnte, até o dia 11 de setembro.
A iniciativa da ABMES tem por objetivo reunir, simultaneamente em todo território nacional, ações voluntárias que integram a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Poderão participar gratuitamente tanto instituições particulares – associadas ou não a entidade - como públicas e também vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada junto à campanha tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de sua realização.
Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Campanha cumpre seu papel principal de integrar os conhecimentos produzidos nas instituições e a população. “A escola presta um serviço muito relevante com ações sociais e outras atividades que, no dia a dia, muitos cidadãos não teriam acesso tão fácil. Essas práticas são cada vez mais bem vistas e garantem um relacionamento mais próximo entre os alunos, professores e o público em geral”.
Ao longo de 10 anos, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o País.
Em dez edições foram realizados mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, distribuídos em 57.318 atividades. Estiveram envolvidos cerca de 184 mil professores, quase 2 milhões de alunos e outros 135 mil técnicos.
Só em 2014, 636 IES marcaram presença com a oferta de 7.336 ações que resultaram no atendimento de cerca de 1,2 milhão de pessoas, quase o dobro registrado em 2013. Além dos benefícios promovidos para a população, as ações garantem às IES a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade. Para garantir a participação, as instituições interessadas devem cadastrar as atividades que realizam ao longo do ano e as que promoverão durante a campanha. As instituições que participaram em outras edições já receberam os dados de acesso para o cadastro na nova plataforma, criada para esta edição do evento.
Sobre a Campanha – A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005 com propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmico privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. Por meio de ações nas áreas da saúde, educação, cultura, cidadania, meio ambiente e outras, já foram realizados mais de 10 milhões de atendimentos ao longo de 10 edições.
A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.
Serviço
11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Data: 14 a 19 de setembro de 2015
Local: IES em todo o País
Inscrições e informações: www.sisdia.abmes.org.br