icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Projetos de Diagnósticos e Ocupação em residenciais públicos de VG serão apresentados por alunos de Arquitetura no Univag Solidário

    Buscando melhor qualidade de vida e a valorização imobiliária em Várzea Grande, os alunos do 6º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), desenvolveram três projetos de Diagnóstico e Ocupação de espaços públicos em residências do Programa Minha Casa minha Vida, do Governo Federal. Os Projetos serão apadrinhados pelos vereadores de Várzea Grande, que devem fazer a indicação da proposta à administração executiva.

    Os alunos irão apresentar os três Projetos, sobre a orientação do professor Msc. Cezar Santos, durante o Univag Solidário, que acontece no dia 19 de setembro, das 8h às 12h, no Campus da instituição.

    Buscando melhor qualidade de vida e a valorização imobiliária em Várzea Grande, os alunos do 6º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), desenvolveram três projetos de Diagnóstico e Ocupação de espaços públicos em residências do Programa Minha Casa minha Vida, do Governo Federal.

    O Projeto se baseia no Zoneamento Municipal e o Artigo 73, Capitulo VIII, do Plano Diretor do município de Várzea Grande, e tem como objetivo realizar um estudo socioeconômico para promover as implantação e a melhoria dos espaços públicos disponíveis nas três regiões escolhidas.

    As regiões contempladas foram os Residências Ataíde Ferreira da Silva e Renato dos Santos, na região Santa Isabel. Nesta área residem aproximadamente 1.200 pessoas distribuídas em 274 residências unifamiliares. A segunda região seria beneficiada é o Residencial Alice Gonçalves de Campos, também no bairro Santa Isabel. Aproximadamente 1.200 moradores distribuídos em 275 residências unifamiliares seriam contemplados com o Projeto. A terceira proposta abrangeria os Residenciais Aurília Sales Curvo e Noise Curvo de Arruda, contemplando cerca de 4.600 moradores distribuídos em 1.558 residências unifamiliares.

    Os Projetos foram desenvolvidos em duas etapas. Primeiro os alunos foram in loco para realizar os levantamentos socioeconômicos, colhendo dados como, faixa etária, sexo dos entrevistados, se há portadores com deficiência física ou mental na família, se praticam atividades físicas e a importância dos equipamentos e mobiliários públicos descritos no projeto de implantação.

    Na segunda etapa do Projeto, os alunos utilizarão como material de apoio científico o manual 'Espaços Públicos, diagnóstico e metodologia de projeto', elaborado pela Coordenação do Programa, desenvolvendo assim a ocupação dos espaços públicos levando em consideração os anseios e carências da comunidade local. Serão desenvolvidos projetos na área de piso como, lazer contemplativo, lazer ativo, circulação e acessos e estacionamentos.

    A graduação

    O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag têm como objetivo formar profissionais hábeis e competentes para o exercício legal da Arquitetura e Urbanismo, com sólida formação científica, profissional e específica que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas relacionados às atividade de projeto, concepção e execução de obras de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

    Este profissional deve levar em conta os aspectos tecnológicos, humanos, econômicos, sociais, legais, ambientais e de segurança, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br