icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    Estudantes franceses conhecem projetos de voluntariado da Unifor

    A Universidade de Fortaleza recebeu, entre os dias 4 a 27 de agosto, alunos e professores da Universidade francesa de Rouen, com o objetivo de apresentar atividades ligadas aos projetos Jovem Voluntário e Anjos da Enfermagem. A iniciativa, fruto de uma parceria entre as duas instituições, aconteceu com apoio da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, setor que abrange programas de voluntariado, educação e capacitação profissional.

    Criado em 2002, o projeto Jovem Voluntário promove atividades lúdicas em hospitais e instituições filantrópicas para pessoas que estão em tratamento e também para seus acompanhantes, levando afetividade aos assistidos e prazer aos alunos dos mais diversos cursos que participam das ações. “Nós não queremos ter profissionais meramente técnicos, mas sim com uma formação sensível, que saibam lidar com a dor do próximo através da capacidade de sentir empatia, isso é muito importante para a formação dos estudantes”, salienta o professor Carlos Eufrásio, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor.

    O Anjos da Enfermagem é realizado por meio do curso de Enfermagem da Unifor e da Instituição Anjos da Enfermagem, órgão que atua em 19 estados brasileiros e proporciona momentos de brincadeiras e atividades educativas às crianças em tratamento oncológico. “Mantemos convênio com os hospitais Albert Sabin e Waldemar de Alcântara e também atuamos em instituições diferenciadas de educação, em shoppings e abrigos. Nossas ações levam alegria, esperança e orientações de bem-estar e saúde”, enfatiza a professora Karla Rolim, coordenadora do projeto.


    Dentro do convênio entre a Unifor e Universidade de Rouen, o projeto "Arte, Cultura e Humanização do Cuidado", coordenado pelas professoras Mirna Frota e Karla Rolim, visa desenvolver estudos na área de saúde coletiva, preconizando a humanização dos cuidados, fator de extrema relevância para o centro hospitalar universitário francês. “A excelência das nossas ações chamou a atenção dos nossos parceiros e, através do interesse em conhecer a fundo a questão da assistência, houve abertura e a possibilidade de trocarmos experiências em pesquisas voltadas ao desenvolvimento da saúde em neonatologia”, explica Karla Rolim sobre o incentivo aos avanços na pediatria.

    Em novembro está prevista a visita técnica de quatro professores do curso de Enfermagem de Rouen. Além disso, a continuidade da parceria entre as duas instituições também se estenderá para o âmbito da Medicina, a fim de despertar nos estudantes a importância do dever social de suas profissões, contribuindo de forma significativa para o resgate dos valores humanísticos.

    Sobre a Responsabilidade Social da Unifor
    A Unifor é certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2012-2013, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Em 2014, foi condecorada com o prêmio de “melhor Universidade do bem” pelo Conselho Regional de Enfermagem, articulando demandas em prol da sociedade, na construção de uma cultura de serviços voluntários, que propiciam à comunidade acadêmica o exercício da cidadania com a prática e o desenvolvimento de ações sociais.

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br