O material "Yeda Brown - Efeito Borboleta" foi a produção vencedora na categoria Documentário da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O vídeo faz um breve relato sobre Yeda Brown, a primeira transexual brasileira (transgenitalizada em 1975), que precisou esperar 40 anos para ter seu nome reconhecido pelo Estado brasileiro, o que só aconteceu graças a uma ação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).
Realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o concurso elegeu as melhores produções audiovisuais sobre as ações da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2016. Também foram vencedores os trabalhos “Farias Brito - Energia Limpa” na Categoria Institucional (Faculdade Farias Brito); “Cobertura Jornalística Responsabilidade Social” em Cobertura Jornalística (Centro Universitário de Patos de Minas); e “Fainor: Conquista Cidadã VideoClip 2016” em Videoclipe (Faculdade Independente do Nordeste). Cada ganhador receberá R$ 2,5 mil.
Único entre as IES do Rio de Janeiro (RJ), a atuação no NPJ da Facha é orientada por advogados nas áreas Cível, Penal, Trabalhista e Família. O foco é na defesa de pessoas e grupos marginalizados e estigmatizados, como prostitutas, travestis, pessoas com HIV e doenças crônicas, moradores em áreas de risco, entre outros. Assista ao vídeo na íntegra.
Concurso
Há dez anos o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES integra o calendário acadêmico de instituições de ensino superior públicas e particulares de todo Brasil que aderem à Campanha da Responsabilidade Social. Informações sobre o projeto, bem como sobre os vencedores das edições anteriores estão disponíveis no site da campanha.