Ações promovidas por Instituições de Ensino Superior (IES) no Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e Direitos Humanos podem ser utilizadas na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior em 2017. O Pacto Universitário, lançado em novembro do ano passado, visa a superação da violência, preconceito e a discriminação por meio de atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos dentro do ambiente universitário.
Para participar do programa, as IES assinam um termo de adesão, onde firmam o compromisso de desenvolver atividades de apoio à iniciativa em cinco eixos: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência. É necessário criar um Plano de Trabalho com todas as ações. O documento é inserido no ambiente virtual do programa.
De acordo com o diretor presidente da ABMES e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior, Janguiê Diniz, todas as ações com foco em direitos humanos e responsabilidade social são fundamentais para o ensino superior. “Temos um papel na formação superior do cidadão, sem deixar de lado a nossa responsabilidade com a inclusão. Daremos todo nosso apoio à iniciativa”, afirmou.
Programa
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e tem como meta a mobilização pela educação em direitos humanos com foco na construção de uma cultura de paz e respeito à diversidade nas IES. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é apoiadora oficial da ação.
Serviço
O quê: Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e Direitos Humanos
Site: http://educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br
Telefone: (61) 2022-9205
Fonte: ABMES