A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, em sua 13ª edição, bateu o recorde de adesões desde o lançamento do projeto, em 2005. Em 2017, mais de 890 instituições de ensino superior (IES) aderiram à iniciativa, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As atividades foram centralizadas durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que ocorreu entre os dias 18 a 23 de setembro.
Nesta edição, foram registradas mais de nove mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, com cerca de 1,2 milhões de atendimentos em todo o país. A relação com todas as ações realizadas está disponível no site da Campanha.
A ação tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES. Participam da ação instituições particulares – associadas ou não à ABMES - e públicas, além das vinculadas ao Sistema “S”.
Selo Instituição Socialmente Responsável
As IES que participam da Campanha são certificadas com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. A chancela atesta que a instituição de ensino se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Para receber o selo, as instituições participantes cadastraram as ações responsabilidade social no Sistema da ABMES e comprovam as atividades por meio de fotos e dados estatísticos.
Concurso de Vídeos
Para estimular o registro de maneira criativa das ações promovidas pelas instituições durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a ABMES criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. A iniciativa distribui quatro prêmios de R$ 2,5 mil nas seguintes categorias: Documentário, Cobertura Jornalística, Vídeo Institucional e Videoclipe.
As inscrições para a 11ª edição do concurso estão abertas e podem concorrer todas as instituições que participaram da edição de 2017 da Campanha da Responsabilidade Social. O cadastro dos vídeos deve ser feito diretamente no Sistema da ABMES.
Fonte: ABMES