icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    ABMES dá início à 11ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

     

    Instituições de Ensino Superior (IES) já podem cadastrar no SisDia as atividades que serão oferecidas à comunidade durante a 11ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que acontece entre os dias 14 e 19 de setembro, em todo o país.

    A Campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que visa concentrar em data previamente definida uma mostra das atividades voluntárias simultâneas, desenvolvidas pelas instituições, para integrar a comunidade acadêmica e promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Além dos benefícios à sociedade, as ações ainda garantem a certificação das IES com o Selo Instituição Socialmente Responsável.

    Podem participar da Campanha todas as instituições de ensino, associadas ou não à ABMES, inclusive as públicas e as unidades do Sistema “S”. A adesão é gratuita e cada IES tem autonomia para formular a programação, elaborar as atividades e definir o local do evento.

    Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Campanha atinge seu objetivo principal ao entrosar a comunidade acadêmica com a população. "A escola presta um serviço muito relevante para a sociedade, com ações sociais  e outros serviços que, no dia a dia, muitos não teriam acesso tão fácil. Essas práticas são cada vez mais bem vistas e garantem um relacionamento mais próximo entre alunos, professores e o público em geral”.

    O projeto da Responsabilidade Social teve início em 2005 com o objetivo de estabelecer a ponte entre o setor acadêmico (público e privado) e a sociedade por meio de ações oferecidas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania, meio ambiente, entre outras. Ao longo de dez edições  foram ofertados mais de dez milhões de atendimentos gratuitos à comunidade.

    Em 2014, cerca de 300 mil professores, alunos e técnicos de aproximadamente 640 instituições de ensino se reuniram nas mais de sete mil atividades oferecidas gratuitamente em todo o Brasil. A soma dos esforços resultou em 1,5 milhão de atendimentos.     

    Como participar

    Para aderir ao projeto é muito simples. Basta cadastrar as atividades que a sua IES realiza ao longo do ano e as que promoverá durante o período da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A adesão da instituição já é feita a partir do registro da primeira atividade no sistema eletrônico SisDia.

    As instituições que já participaram das edições anteriores e possuem cadastro no sistema receberão no e-mail registrado o login e a senha de acesso, que já estão sendo enviados pela ABMES.  

    Quem nunca participou também pode aderir ao projeto, acessando o SisDia e solicitando “Novo Cadastro”. Após a análise dos dados institucionais, a ABMES encaminhará as informações de acesso para o registro das atividades.

    Ao requerer o novo cadastro, é preciso que a IES se certifique de não ter se registrado nas edições anteriores, para que não haja duplicidade de informações no sistema.

    Os dados inseridos no SisDia ficam disponíveis para visualização no site www.dia.abmes.org.br, sendo possível a todos o acesso a mais informações sobre as atividades que as IES realizam no âmbito da Responsabilidade Social, especificamente para o evento. Fotos, depoimentos e outros dados referentes às atividades oferecidas pelas instituições também ficam disponíveis para quem buscar pelas ações.

    A Responsabilidade Social das IES e a Lei do Sinaes

    A Campanha da ABMES foi criada após a sanção da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela norma, contará na avaliação das instituições de educação superior, feita pelo Ministério da Educação, a contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento socioeconômico, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Caso sejam mal avaliadas, as instituições de ensino sofrem sanções.

    Serviço

    11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
    Data: 14 a 19 de setembro de 2015
    Local: IES de todo país.
    Participe: www.sisdia.abmes.org.br

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br