icon facebook resp2021rosa  icon twitter resp2021rosa icon linkdin res2021rosa   icon instagram resp2021rosa icon youtube resp2021rosa 

    ABMES promove 11ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

     

    A partir da próxima segunda-feira, 14 de setembro, Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país darão início às ações da 11ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). O evento vai se estender até 19 de setembro com atividades em diversas áreas e atendimentos oferecidos à população.

    A iniciativa, criada em 2005 como Dia da Responsabilidade Social, tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade. Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não a entidade - como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada na Campanha tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de realização do evento.

    Para garantir a participação no projeto, mesmo diante do momento econômico desfavorável, algumas IES buscaram alternativas e decidiram promover palestras motivacionais, sala de emprego e incentivar a participação ativa dos alunos em ações que colocam em prática o que eles aprendem em sala de aula. Até o momento, cerca de 500 instituições já confirmaram sua inscrição.

    Na opinião do presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Campanha cumpre seu papel principal de integrar os conhecimentos produzidos nas instituições com o oferecimento de serviços para a população. “A escola presta um serviço muito relevante com ações sociais e outras atividades que, no dia a dia, muitos cidadãos não teriam acesso tão fácil. Essas práticas são cada vez mais bem vistas e garantem um relacionamento mais próximo entre os alunos, professores e o público em geral”.

    Ao longo de 10 anos, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o País. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, por meio de 57.318 atividades. Estiveram envolvidos mais de 184 mil professores, quase 2 milhões alunos e cerca de 135 mil técnicos.

    Além dos benefícios promovidos para a população, as ações garantem às IES a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade. Para garantir a participação, as instituições interessadas devem cadastrar as atividades que realiza ao longo do ano e as que promoverá durante a Campanha. Aquelas que participaram das edições anteriores receberam automaticamente os dados de acesso ao SisDia (www.sisdia.abmes.org.br), o sistema de gerenciamento das ações.

    Sobre o projeto – A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005 com o propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. Por meio de ações nas áreas da saúde, educação, cultura, cidadania, meio ambiente e outras, já foram realizados mais de 10 milhões de atendimentos ao longo de 10 edições.

    A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.

    Serviço
    11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
    Data: 14 a 19 de setembro de 2015
    Local: IES em todo o País
    Inscrições e informações: www.dia.abmes.org.br

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br