Em 2015, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior particular completa 10 anos. O projeto, que estabelece uma ponte entre o setor acadêmico (público e privado) e a sociedade, por meio de ações oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania, meio ambiente, entre outras, superou as expectativas iniciais e, ano após ano, surpreende pelo grande número de adesões e participações das instituições em todo o país.
A Campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e visa concentrar simultaneamente, em data previamente definida, uma mostra das atividades voluntárias desenvolvidas pelas IES, para integrar a comunidade acadêmica e promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Além dos benefícios à sociedade, as ações ainda garantem a certificação dos participantes com o Selo Instituição Socialmente Responsável.
Em 10 edições, a Campanha computou mais de 10 milhões de atendimentos gratuitos e ofertou à população aproximadamente 60 mil atividades. O balanço foi apresentado pela coordenadora do projeto, Lidyane Lima – gerente de Comunicação e TI da ABMES – durante reunião com os mantenedores e coordenadores de extensão responsáveis pela promoção das atividades nas instituições de ensino.
Durante o encontro, Gabriel Mario Rodrigues, presidente da ABMES, ressaltou que “as discussões sobre responsabilidade social e as repercussões nas suas áreas de abrangência e na própria mídia devem ser aprofundadas para vislumbrar novas possibilidades e novos caminhos para o tema”. O presidente da ABMES reforçou ainda que a participação das IES na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular confere ao segmento maior visibilidade e o resultado é “satisfatório para todos”.
Consultor da ABMES na área de responsabilidade social, o especialista Adolfo Ignacio Calderón, que também participou da reunião, destacou o importante conteúdo da Revista Responsabilidade Social. A publicação da ABMES reúne artigos, dados estatísticos das edições da campanha, além de fotos e informações sobre as IES participantes.
Ao analisar teses e dissertações sobre a Responsabilidade Social, Calderón observa que o tema ultrapassou as fronteiras nacionais, e hoje existem debates e estudos em Portugal e Angola, o que reforça ainda mais a importância do assunto para as IES. Além disso, o especialista constata que a temática é abordada em trabalhos nas áreas de administração, educação, direito, engenharia, medicina, entre outros. “A questão da responsabilidade social é multidisciplinar. Não existe uma área do conhecimento que vai dizer ‘este tema é meu’”, afirma.
Analista Sênior de Responsabilidade Social da Universidade Estácio de Sá, a professora Alexandra Witte Cruz Machado apresentou como é tratada a temática na instituição e pontuou algumas das ações promovidas durante os eventos. Ela reforçou que a participação na campanha é de fundamental importância para que a comunidade possa perceber melhor o papel das IES no desenvolvimento sustentável da sociedade.
A reunião contou ainda com a apresentação do diretor da Capitare Assessoria de Imprensa, Bernardo Brandão, que abordou o papel da imprensa na divulgação das ações da campanha e a projeção que o tema pode alcançar na mídia, disseminando os projetos das instituições e a relevância da responsabilidade social.
Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e novas propostas para as próximas edições. O presidente da ABMES, Gabriel Rodrigues, demonstrou o interesse em promover novos eventos para debater o tema e conhecer mais a fundo o que tem sido feito nas instituições.
Confira as apresentações:
- Do “Dia” à “Semana” da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular: Uma ideia que ganhou força e se tornou realidade
Adolfo Ignacio Calderón Flores – professor do Programa de Mestrado em Educação da PUCCamp e consultor da ABMES na área de RS
- 10 anos da Campanha de Responsabilidade Social - avanços e perspectivas
Alexandra Witte Cruz Machado - Analista Sênior de Responsabilidade Social
- Panorama dos 10 anos da Campanha de RS
Lidyane Lima – Gerente de Comunicação e TI da ABMES
- O papel da imprensa na divulgação das ações da Campanha
Bernardo Brandão – Diretor da Capitare Assessoria de Imprensa
11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular chega à 11ª edição. As IES já se preparam para promover entre os dias 14 e 19 de setembro de 2015, em todo o país, uma onda de ações voluntárias.
Para aderir ao projeto é muito simples. Basta cadastrar as atividades que sua IES realiza ao longo do ano e as que promoverá durante o período da Campanha. A adesão da instituição já é feita a partir do registro da primeira atividade no sistema eletrônico SisDia.
As instituições que participaram das edições anteriores e receberam no e-mail informado no cadastro o login e a senha de acesso.
Quem nunca participou também pode aderir ao projeto, acessando o SisDia e solicitando “Novo Cadastro”. Após a análise dos dados institucionais, a ABMES encaminhará as informações de acesso para o registro das atividades. Ao requerer o novo cadastro, é preciso que a IES se certifique de não ter se registrado nas edições anteriores, para que não haja duplicidade de informações no sistema.
Os dados inseridos no SisDia ficam disponíveis para visualização no site www.dia.abmes.org.br, sendo possível a todos o acesso a mais informações sobre as atividades que as IES realizam no âmbito da Responsabilidade Social, especificamente para o evento. Fotos, depoimentos e outros dados também ficam disponíveis em “IES participantes”.
Serviço
11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Data: 14 a 19 de setembro de 2015
Local: IES de todo país.
Participe: www.sisdia.abmes.org.br